Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 15 de abril de 2013

Morador produz pimenta artesanal na Pinheira


Iniciado como hobby, tempero já é reconhecido como um molho gourmet de ótima qualidade




Texto: Maria Júlia Manzi
Da Pinheira para renomados restaurantes da Capital, a pimenta artesanal produzida pelo palhocense Ivo Ramos da Cruz foi lançada há pouco tempo, mas já conquistou importantes clientes. 
“Em uma viagem pelo interior da Bahia me interessei pelo processo de produção da pimenta e resolvi fazer um curso em Minas Gerais. Comecei informalmente, fazendo para presentear amigos”, revela Ivo. Quatro anos depois, a “Pimenta do Ivo” é reconhecida como um molho de pimenta gourmet de ótima qualidade. 
O quintal de Ivo, na Pinheira, hoje não é mais capaz de produzir a totalidade da pimenta utilizada pelo empresário na produção do molho. Ainda assim, nos fundos de sua loja ele conserva alguns pés do condimento. 
O processo de produção do molho é lento e, como descrito na lista de ingredientes constante no rótulo, exige “talento”. “Fica de seis meses a um ano na salmoura, descansando, pra ficar macia e perder a acidez. Depois é cozida por dez minutos e batida no liquidificador com ervas, vinagre e sal”, explica Cruz, sem revelar o nome das ervas e temperos.

Cachaça
Além de vender para restaurantes, em dezembro do ano passado, Ivo abriu uma loja na Pinheira, a “Casa do Ivo”, onde vende o molho a R$10. 
Nesta loja, um segundo hobby de Ivo começa a ser comercializado: a cachaça. Produzido em São Pedro de Alcântara, é também na Pinheira que o produto ganha cor e sabor. “Ela é trazida pura e branca do alambique e envelhece aqui em Palhoça, em barris de grapia”, conta Cruz. 
Aproveitando a marca criada para a pimenta, Ivo criou embalagens de 100 ml, 250 ml e 700 ml que têm sido bastante procuradas, inclusive por turistas estrangeiros que veraneiam no Sul do Município.

Nenhum comentário: