Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 25 de abril de 2013

Bombardeios destroem mesquita de 900 anos na Síria




Fotos: A Grande Mesquita de Aleppo depois da guerra, em foto divulgada nesta quarta-feira, e antes, em foto de 2010. AP e Wikipedia

A guerra entre os rebeldes sírios e as forças leais ao governo do ditador Bashar Al-Assad, que já matou mais de 70 mil pessoas em dois anos, também está ameaçando monumentos religiosos da Síria. Imagens divulgadas nesta quarta-feira (24) por uma central de notícias de Aleppo mostram que bombardeios destruíram a Grande Mesquita de Aleppo, construída no século XII e considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Segundo a rede de TV Al Jazeera, a mesquita está nas mãos dos rebeldes desde o começo do ano. Os rebeldes dizem que tanques do regime sírio dispararam propositalmente contra o minarete da mesquita. Já a agência estatal de notícias disse que o minarete foi destruído por um grupo sunita ligado a al-Qaeda chamado Jabhat al-Nusra.
A mesquita está sob controle dos rebeldes, mas toda a região ao redor é disputada, e tropas do governo estão estacionadas a menos de 200 metros da construção. A guerra civil coloca em perigo diversos monumentos históricos. Tanto rebeldes quanto forças do governo usam prédios históricos como quartéis-generais, e ladrões saquearam museus em todo o país.

No ano passado, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, já demonstrava preocupação com os monumentos históricos ameaçados pelo aumento da violência no país. “Estou profundamente angustiada com as notícias diárias sobre o sofrimento humano extremo e a escalada no dano ao patrimônio cultural em todo o país. A Grande Mesquita de Aleppo, o coração da vida religiosa da cidade, uma das mais belas mesquitas do mundo muçulmano, está severamente ameaçada”, disse, em março de 2012.

Foto: Imagem de 6 março de 2013 mostra Mesquita bastante danificada, mas com o minarete ainda em pé. Segundo a Agência AP, minarete foi destruído nesta quarta-feira (24). Aleppo Media Center/AP

Fonte: ÉPOCA

Nenhum comentário: