Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Macacos matam filhotes machos para diminuir competição



Melissa HogenboomDa BBC Earth

Estudo com macaco-aranha revelou dados novos sobre infanticídio

O infanticídio é uma prática comum entre mamíferos na natureza, mas um novo estudo realizado com macacos-aranha descobriu um comportamento raro: apenas bebês machos são mortos pelos adultos machos.

Os cientistas conhecem 119 espécies de mamíferos que cometem infanticídio, incluindo 35 espécies de primatas. Mas, entre macacos-aranha, só cinco casos haviam sido registrados.

Agora, uma nova pesquisa de longo prazo, detalhada na revista científica Primate Journal, sugere que os machos adultos matam os filhotes para reduzir a concorrência sexual por fêmeas em determinados grupos sociais.

Esse comportamento também pode ajudar a explicar por que a população de macacos-aranha tem uma predominância tão grande de fêmeas.


Casos de infanticídio são extremamente difíceis de registrar, e necessitam de anos de estudo e acompanhamento detalhado. Os pesquisadores precisam saber como cada animal se relaciona com o resto do grupo para entender os laços sociais.

Na pesquisa conduzida por Sarah Alvarez, da universidade Complutense de Madri, foram estudadas três espécies diferentes de macacos-aranha - do Equador, da Colômbia e de Belize.

Os pesquisadores não chegaram a presenciar um infanticídio, mas vários indícios os levaram a concluir que um adulto matou um filhote.

Em um dos casos, eles observaram um macho sendo agressivo com uma fêmea e seu filhote. Sete dias depois, o filhote foi encontrado no meio da floresta chorando, com vários cortes e lesões no corpo. Ele acabou morrendo no dia seguinte. Casos semelhantes fizeram os pesquisadores concluírem que os adultos machos estavam por trás das mortes.

A morte de filhotes abre a oportunidade para que as fêmeas se reproduzam novamente. Em geral, elas só engravidam de três em três anos, mas esse prazo cai para nove meses se o filhote morre.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: