Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O vereador Leonir Maestri (PMDB), o jornalista Raul Sartori e a liberdade de expressão


O Vereador fez um grande favor à sociedade. Agora a repercussão do trambique será bem maior. Seria bom que muitos outros jornalistas passassem a investigar a maracutaia neotrentina.
Particularmente, não conhecia o jornal do Sartori (O Trentino) e vou passar a lê-lo.

-=-=-=-=-

A OAB/SC, por meio da Comissão Estadual de Liberdade de Expressão, protocolou ofício na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), nesta segunda-feira (1), pedindo uma apuração sobre a ameaça sofrida pelo jornalista Raul Sartori, do jornal O Trentino, de Nova Trento, na última quarta-feira (26 de novembro).

Sartori acompanhava, na Câmara de Vereadores de Nova Trento, a instalação de uma CPI para apurar indícios de fraude em notas fiscais de despesas de três vereadores na Marcha dos Prefeitos, ocorrida em maio, em Brasília. A ameaça direta partiu de um dos investigados, o vereador Leonir Maestri (PMDB), que agrediu verbalmente o jornalista, a quem chamou de “bandido”. Ao final da sessão, em frente à Câmara, Maestri abordou Sartori novamente, o ameaçando de morte e fazendo gestos como se estivesse apontando uma arma. O jornalista registrou Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia de Nova Trento no dia seguinte ao fato.

Segundo o presidente da Comissão de Liberdade de Expressão da OAB-SC, Anselmo Machado, a ameaça sofrida pelo jornalista atenta contra a liberdade de expressão e é crime contra a humanidade – previsto no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Isso é muito grave e precisamos que o Estado tome providências em relação ao caso”, explica. A OAB/SC também solicitou que a subseção de Tijucas, que atende a cidade de Nova Trento, acompanhe os fatos.

Fonte: CACAU MENEZES

Nenhum comentário: