Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

NEM CANTAR PODE MAIS? - Chilena é presa por cantar no Metrô-DF e vídeo repercute na internet



Em defesa, a mulher disse que estava "expondo sua arte". Usuários do Metrô filmaram a abordagem dos agentes

 
Imagem mostra mulher sendo imobilizada por seguranças do Metrô 

Uma artista de rua do Chile foi presa na estação Parkshopping do Metrô por “perturbação do trabalho e sossego alheio”. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (8/2). Alexandra Andrea Briones Silva, 24 anos, estava com uma caixa de música e um microfone cantando músicas latinas. A mulher estava com um lenço estendido no chão pedindo dinheiro, prática proibida no local. Ela se defendeu dizendo que estava apenas “expondo sua arte”. 


Durante a abordagem, os agentes pediram que a chilena desligasse o som e parasse de cantar. De acordo com a ocorrência, a mulher não atendeu ao pedido e os seguranças desligaram a caixa do microfone. Neste momento, ela se “exaltou e desferiu empurrões e chutes” nos agentes. Após ser contida, a artista foi algemada e conduzida para a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul). 


Em depoimento, a mulher disse que está no Brasil há aproximadamente quatro meses e que “não causou perturbação”, estava apenas “expondo sua arte”. A artista disse que queria terminar a apresentação e os seguranças desligaram o aparelho. Alegou que “ficou nervosa e tentou impedi-los, sendo contida e caindo no chão”. A estrangeira assinou um Termo Circunstanciado, foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e foi liberada. 


Em nota, a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) diz “lamentar o incidente ocorrido” e que “as imagens foram registradas pelas câmeras de segurança. Os agentes tentaram dialogar, mas foram agredidos pela artista”. Ainda assim, o Metrô diz que vai instaurar um procedimento para investigar a ação dos seguranças. 


Repercussão


Imagens e vídeos da prisão da chilena foram publicados no Facebook por usuários do transporte. O vídeo mostra a mulher, que se diz moradora de Valparaíso, Chile, sendo mobilizada e presa pelos agentes. Nas imagens, ela se apresenta como cantora e parece não entender o motivo da abordagem dos funcionários da estação. "O que houve? Sou cantora de rua", diz.


A mulher é colocada no chão pelos dois funcionários e seus pertences ficam jogados pelo local. Ela explica que veio ao Brasil conhecer o país e cantar. Também grita, chora muito e crítica a forma como é tratada. "Assim que são tratados os estrangeiros. Vim fazer música, conhecer o Brasil. Me solta!", suplica.

Algumas pessoas que passam pela estação param e olham. Outras questionam a atitude dos agentes e pedem que soltem a mulher. . "Solta a mulher", grita um dos pedestres. "Fica quieto! Vai para lá", ameaça um dos agentes. Um dos pedestres que assiste a cena chega a recolher os pertences para a artista.

Rapaz defende artista 
O rapaz que filmou tudo, Rodrigo Deoli, 26 anos, rebate. Diz que presenciou toda a ação desde o início e que não houve agressão por parte da turista. "Chute que não existe. Estou filmando desde o início. Não teve nenhum chute", rebate.

O produtor de casting sai em defesa da artista e diz que a mulher foi presa porque os agentes alegaram que o local é proibido para apresentações. "Não vou generalizar, mas tenho vergonha dessa 'Pátria Amada Brasil'. Viva a liberdade da arte", defende.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br

Nenhum comentário: