Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Em breve, teremos que estudar os direitos fundamentais e as obrigações legais dos robôs


Robôs são "pessoas" eletrónicas, diz Bruxelas 

15.02.2017 às 17h11 





© Rick Wilking / Reuters 


Parlamento Europeu quer legislar os direitos, deveres e responsabilidades dos robôs. E ainda garantir que estamos todos a salvo de uma revolta da máquinas























Jornalista 




Os robôs devem ter um número, tipo bilhete de identidade, estar registados e ser monitorizados por uma Agência Europeia. Também devem ter um seguro, contrubuir para a segurança social, respeitar um código de conduta, que garanta o seu funcionamento em prol da humanidade. Estas são aslgumas das premissas em votação na quinta-feira, 16, no Parlamento Europeu. A instituição pretende assim tomar a dianteira e incitar a Comissão Europeia (que é quem tem a iniciativa legislativa) a criar um diploma que regule o funcionamento da robótica e da inteligência artificial.


Numa documento intitulado "Carta sobre a Robótica", o Parlamento definiu ainda os parâmetros que permitem classificar certas máquinas como "robôs inteligentes" - terem capacidade de adquirir autonomia, de aprender pela experiência e interação, conseguir adaptar o comportamento e ações ao ambiente - considerando a hipótese de lhes conferir o estatuto de "pessoa eletrónica".


Definir a responsabilidade em caso de acidente, quando os carros sem condutor e os drones já começam a fazer parte da nossa vida, é uma prioridade, apesar de ainda haver mais dúvidas do que certezas.

Fonte: http://visao.sapo.pt

Nenhum comentário: