Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 13 de março de 2017

Tainhas na Ilha de SC e adjacências

Quando a temperatura cai um pouco, por força de um vento sul, mesmo no verão, quem é filho de pescador lembra, inevitavelmente, que a época do corso das tainhas (maio/junho) está a se aproximar.
Relendo Crispim Mira (Terra Catarinense), deparei-me com um capítulo intitulado "Tainha no Corso", do seguinte teor:
"Diariamente, desde o romper do dia, a linda praia dos Ingleses vive cheia de pescadores a rede. Em
maio e junho, que é a época da tainha no corso, o movimento é considerável.
Por esse tempo, todos se dedicam à pesca, inclusive senhoras, velhos e crianças, que de puxadeiras (*) à cintura (a puxadeira é uma pequena corda qualquer, de um metro ou menos, com uma la;cada na cintura e que se amarra ao cabo da rede e se desata quando se quer), auxiliam a puxar a rede para a terra, num alegre trabalho de 5 a 6 horas (*).
A abundância daquele pescado é tão grande, então, que os patrões das redes desanimam de o contar".
E o escritor joinvilense - já em 1920 - fazia uma previsão certeira:
"Admirável estação balneária há de ser a que um dia for aí construída".

Nenhum comentário: