Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 13 de março de 2017

UM AMAN EM CADA GERAÇÃO



Osias Wurman
Jornalista


No próximo final de semana o mundo judaico estará celebrando a festa de Purim. Relembraremos mais um momento em que a existência do povo judeu foi colocada em risco, como em tantas outras ocasiões e, como sempre, o heroísmo e a perseverança salvaram os judeus do extermínio. A rainha Ester, a primeira judia a ter este titulo na antiga Pérsia, onde hoje se situa o Irã, contornou as intrigas palacianas e convenceu o rei Assueros a livrar os judeus da morte. No mesmo país, a mesma vontade de exterminar o povo de Israel, mas com novos impostores: os que constantemente ameaçam o Estado judeu. Tão crueis e intrigantes como seu antepassado Aman, negando o Holocausto e prometendo varrer o sionismo da face da terra.

O rei Assuero com a rainha Ester ao seu lado, em gravura
encontrada numa sinagoga da Babilônia, no século III d.C
“Não há nada de novo abaixo do sol”, disse o rei Salomão em Eclesiastes. Sairemos vivos e longevos das armadilhas dos Aman desta geração. Apesar de financiar o Hamas, controlar e armar o Hezbollah e estar preparando armas nucleares para atacar Israel, os iranianos não terão sucesso em seus planos diabólicos. Seu futuro será uma nova versão do fracasso inimigo, lembrado em Purim.

Para que estas previsões positivas se concretizem, é preciso que o Estado de Israel esteja preparado para enfrentar turbulências na fronteira norte, rechaçar foguetes cada vez mais possantes atirados de Gaza, e controlar um perigoso clima de sublevação da ordem, ainda incipiente, por parte dos árabe-israelenses. Os ataques dos movimentos de boicote a Israel são a prova mais cruel de que o tempo passa, o ódio aumenta e as ameaças crescem. Estejamos unidos, sem estúpidas contestações, no suporte ao inalienável direito à existência do Estado judeu, e do povo de Israel. Não deixemos espaços para os que desejam a revanche da derrota dos tempos bíblicos, que lembramos com muita alegria na festa de Purim.

Nenhum comentário: