Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 14 de março de 2018

Astrofísico Stephen Hawking morre aos 76 anos


Famoso, britânico foi o cientista mais popular desde Einstein



Por AFP

Publicado às 03h25 de 14/03/2018 - Atualizado às 03h35 de 14/03/2018









Stephen Hawking - JUSTIN TALLIS / AFP

Inglaterra - O reconhecido astrofísico britânico Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira, aos 76 anos. A notícia foi dada por um comunicado da família do famosos cientista. Estamos profundamente tristes porque nosso querido pai faleceu hoje", declararam os filhos de Hawking, Lucy, Robert e Tim. "Foi um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado perdurarão por muitos anos".

Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos 21 anos. A doença causa a morte dos neurônios encarregados dos movimentos voluntários.

O cientista desafiou as previsões dos médicos, que lhe deram uma expectativa de vida de apenas alguns anos, e prosseguiu como professor e astrofísico espetacular, apesar de confinado a uma cadeira de rodas. "Sua valentia e persistência, aliadas ao seu brilhantismo e humor, inspirou pessoas em todo o mundo", destacaram seus filhos.
Leia Mais
Morre Givenchy, símbolo da elegância francesa
Mulher morre arrastada por enxurrada que filmava com celular
Russo é encontrado morto em Londres em circunstâncias inexplicadas

O cientista mais popular desde Einstein

Stephen Hawking era o cientista mais popular desde Albert Einstein e um gênio que desvendou segredos do universo enquanto lutava contra uma terrível doença. Ele tinha o status de um astro do rock e sua vida foi retratada no filme "A Teoria de Tudo" (2014), que deu o Oscar de Melhor Ator ao inglês Eddie Redmayne.

Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra, 300 anos após a morte de Galileu. Aos 8 anos se mudou para St. Albans, cidade localizada a cerca de 30 km de Londres. Estudou na University College, de Oxford. Pretendia se dedicar à Matemática, mas como esta não integrava a grade da universidade, escolheu a Física e se graduou em 1962.

Em 1965 recebeu sua primeira premiação, na licenciatura em Ciências Naturais. Emigrou de Oxford para Cambridge visando a Cosmologia, onde se tornou doutor na área. Foi professor de Matemática em Cambridge, professor lucasiano emérito - mesma posição ocupada por cientistas como Charles Babbage, Isaac Newton e Paul Dirac, e dirigiu o departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da mesma universidade.

Em 1974 se tornou um dos mais jovens membros da Royal Society, com apenas 32 anos. Suas principais áreas de especialidade eram cosmologia teórica e gravidade quântica. "Meu objetivo é simples: entender completamente o universo, por que é, como é, e simplesmente seu motivo de existir".


Os atores Felicity Jones e Eddie Redmayne do filme 'A Teoria de Tudo' com Stephen Hawking - JUSTIN TALLIS / AFP

Autor de 14 livros

Muitos dos trabalhos de Hawking se concentraram em alinhar a relatividade à teoria quântica para explicar a criação e o funcionamento do Universo.

Ele testou as teorias de Newton em 2007, quando aos 65 anos realizou um voo em gravidade zero nos Estados Unidos, e esperava fazer um voo suborbital. "Penso que a raça humana não tem futuro senão no espaço. Acredito que a vida na Terra está diante de um risco cada vez maior de ser destruída por um desastre, como uma guerra nuclear repentina, um vírus geneticamente criado ou outros perigos".

Hawking também foi o autor de 14 livros, como "O Universo em uma Casca de Noz" (2001) e "Uma Nova História do Tempo" (1988).
Stephen Hawking testando a teoria da gravidade de Newton - ZERO G / AFP

Dependente da cadeira de rodas

Aos 21 anos foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que acaba com os neurônios motores, as células nervosas responsáveis pelos movimentos do corpo, perdendo progressivamente sua capacidade de se mover, falar, engolir e até respirar.

Hawking acabou confinado a uma cadeira de rodas e dependente de um sistema de voz computadorizado para se comunicar, mas derrubou todos os prognósticos médicos sobre sua expectativa de vida. "Tratei de levar a vida mais normal possível e de não pensar na minha doença ou lamentar as coisas que não posso fazer, que não são tantas", escreveu certa vez.
Stephen Hawking - ANTHONY WALLACE / AFP

Dois casamentos

O gênio se casou em 1965 com Jane Hawking, com quem teve seus três filhos, separando-se em 1991. Quatro anos depois se casou com a enfermeira Elaine Mason, de quem se divorciou em 2006. Certa vez disse que o único enigma que não conseguiu desvendar foram "as mulheres". "Um mistério total".

O astrofísico prosseguiu trabalhando até o fim de sua vida, sem perder sua curiosidade e sua humildade diante dos mistérios da ciência. "Parece que acabo de perder 100 dólares", admitiu em 2012 após a descoberta do bóson de Higgs, a partícula proposta Peter Higgs e considerada como o Santo Graal da cosmologia.
Stephen Hawking - DESIREE MARTIN / AFP

Nenhum comentário: