Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 22 de julho de 2013

Água, café e biscoitos para Papa Francisco


Município do Rio de Janeiro prevê gastar cerca de 290 mil euros só com água, café e biscoitos para o Papa Francisco 

Por:Domingos Grilo Serrinha, Correspondente no Brasil

Num momento em que multidões tomam as ruas do Brasil protestando, entre outras coisas, contra o mau uso do dinheiro público, o governo do Rio de Janeiro está a provocar uma enorme polémica pelo astronómico custo da recepção que oferecerá nesta segunda-feira (dia 22) ao Papa Francisco após a sua chegada à capital carioca. A recepção, que decorrerá no Palácio da Guanabara, sede do governo carioca, custará mais de 290 mil euros, apesar de nela irem ser servidos apenas água, café e biscoitos.

Ao todo, 650 pessoas foram convidadas, entre elas a presidente Dilma Rousseff e oito governadores de estados brasileiros, além do governador do estado do Rio, Sérgio Cabral Filho, que autorizou o gasto da avultada verba do erário público. A assessoria de Sérgio Cabral confirmou o custo, que tem tido uma repercussão muito negativa na imprensa pelo exagero, mas adiantou não poder divulgar detalhes, nomeadamente em que todo esse dinheiro será empregue.

Se se dividir o custo total da humilde recepção à base de água, café e biscoitos, já que o Papa recusou ser recebido com luxo ou banquete, pelo número de convidados, cada um deles custará aos cofres públicos aproximadamente 448 euros. No luxuoso Hotel Copacabana Palace, pelo contrário, um jantar em que são servidas entradas, bebidas à vontade, saladas variadas, pratos quentes e sobremesa, cada pessoa paga cerca de 100 euros, ou menos, dependendo do tipo de ocasião e do que é servido, ou seja, quatro vezes e meia menos que a recepção papal em que os convidados só podem tomar água e café.

A revelação do custo do evento está a causar constrangimento e revolta na véspera da chegada ao Brasil do Papa, que prima pela simplicidade e humildade, e está a aumentar o coro de protestos contra Sérgio Cabral, alvo de repetidas acusações de mau uso do dinheiro dos contribuintes. Nos últimos dias, a imprensa denunciou que o governador usa o helicóptero oficial até para deslocações pessoais, como mandar o cão ou os filhos para a casa de praia.

Fonte: CORREIO DA MANHÃ (Portugal)

Nenhum comentário: