Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 14 de julho de 2013

Vigilante que matou jovem negro é absolvido nos EUA

Vigilante que matou jovem negro é absolvido nos EUA Scott Olson/AFP
Ativista que pedia pela condenação de Zimmerman chora em frente ao tribunal da FlóridaFoto: Scott Olson / AFP



AFP, via dc

O ex-vigilante voluntário George Zimmerman, que matou o jovem negro desarmado Trayvon Martin na Flórida há um ano, foi declarado inocente na madrugada deste domingo por um júri popular, após um polêmico julgamento marcado pelo debate sobre o racismo. 

– Senhor Zimmerman, eu assino a decisão que confirma o veredicto do júri – declarou a juíza Debra Nelson do Tribunal do condado de Seminole, em Sanford, centro da Flórida. – Sua fiança será liberada, seu monitor GPS será desligado quando deixar a Corte e você não tem mas pendências com a Justiça – disse a Zimmerman, que apenas expressou alívio ao ouvir a decisão. 

Após 16 horas de deliberações, as seis juradas do caso – cinco mulheres brancas e uma de origem hispânica – consideraram Zimmerma inocente. Tayvon Martin, de 17 anos, foi morto pelo acusado quando caminhava numa noite chuvosa em 26 de fevereiro de 2012 para a casa de seu pai. 

Ativistas e líderes comunitários, por medo de protestos e reações violentas, pediram calma à população. A polícia reforçou sua presença em Sanford, e centenas de pessoas permaneciam reunidas em frente ao Tribunal de maneira pacífica. 

Contudo, confrontos esporádicos foram registrados durante a noite em cidades dos estados de São Francisco, Filadélfia, Chicago, Washington e Atlanta, segundo a imprensa americana. 

– Estamos obviamente contentes com o resultado. George Zimmerman nunca foi culpado de qualquer coisa, exceto de proteger-se em auto-defesa – declarou o advogado de defesa, Mark O'Mara. 

No entanto, Don West, outro advogado de defesa, reconheceu que o caso foi uma "tragédia" pela morte do adolescente e por toda a polêmica levantada sobre a questão. O caso dividiu o país entre aqueles que acreditam que Zimmerman – cujo pai é branco e sua mãe peruana – matou o jovem por racismo e aqueles convencidos que que o vigilante agiu em legítima defesa. 

– Deus nos abençoou, e até mesmo em morte, eu sei que o meu bebê está orgulhoso da luta que, junto com todos vocês, nós travamos – declarou em seu Twitter o pai da vítima, Tracy Martin, pouco depois do veredicto. 

Ele e a mãe de Trayvon, Sybrina Fulton, disseram estar "com o coração partido", mas agradeceram aqueles que lutam para que mortes como esta "não voltem a acontecer". O júri teve de decidir entre as acusações de homicídio qualificado, punível com prisão perpétua, assassinato, punível com até 30 anos de prisão, e inocência, a optada. 

Centenas de pessoas, famílias, estudantes de todas as raças, pastores negros e ativistas se aproximaram dos portões do Palácio da Justiça em Sanford para exigir "justiça para Trayvon Martin", enquanto que outros residentes da Flórida, em sua maioria brancos, comemoraram a inocência de George Zimmerman. 

– Este é o fim do nosso sistema de justiça. A Justiça não é igual para todos – declarou Ashton Summer, um jovem de origem porto-riquenha de 20 anos, revoltado com o veredicto. 

O promotor Bernie Rionda, chefe da acusação, disse que estava "desapontado com o veredicto", mas aceitou e, como os demais promotores e advogados de defesa de Zimmerman, pediu para que todos respeitassem de forma pacífica esta decisão. 

A promotora do estado, Angela Corey, ressaltou que "fez o seu melhor" para mostrar ao júri todas as evidências de um caso que "merecia ser analisado", e lamentou o resultado. Zimmerman, de 29 anos, assegura que disparou contra o jovem em legítima defesa depois de ter sido atacado por Martin, um jovem de Miami. 

Pastores de igrejas da comunidade negra e branca no centro da Flórida trabalham com o Ministério Público, o Tribunal e a polícia há meses para levar uma mensagem de paz e tolerância para as comunidades locais. A morte de Martin e a falta de prisão imediata de Zimmerman pela polícia no ano passado causou protestos em várias cidades do país, o que levou o presidente Barack Obama a se pronunciar sobre o caso. 

– Se eu tivesse um filho, ele se pareceria com Trayvon – disse Obama, ao exigir um debate sobre o racismo e a lei das armas da Flórida.

Nenhum comentário: