Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ANEMIA FALCIFORME ATINGE PRINCIPALMENTE AFRODESCENDENTES



Lauro de Freitas é referência no tratamento da doença falciforme


 

A importância do diagnóstico precoce e a celeridade no início do tratamento estão diretamente relacionadas a uma melhor qualidade de vida das pessoas com a doença falciforme. Para sensibilizar profissionais da saúde sobre sintomas e cuidados, a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas promove até esta sexta-feira (31) o Seminário em Doença Falciforme – Orientação Genética, no auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), com o tema “Todos tem direito à informação genética”.

Com cerca de 80% da sua população afrodescendentes, parcela mais atingida pela doença, Lauro de Freitas foi um dos três primeiros municípios baianos a implementar políticas públicas voltadas para esta questão. 
Na Clínica Bem Querer, a unidade de Doença Falciforme disponibiliza uma equipe multidisciplinar para diagnosticar e acompanhar toda a família.

A prefeita Moema Gramacho enfatizou o compromisso do município com a saúde. “Fazer saúde não é apenas passar receitas e exames, mas tratá-la como um todo, favorecendo a melhoria na qualidade da vida das pessoas. Cuidar do saneamento, prevenir gravidez na adolescência e a AIDS, diagnosticar doenças antecipadamente estão, também, entre as formas de melhorar a saúde da população”.

A doença é genética e hereditária, passada de pais para filhos, e com maior incidência na população negra. Moema acredita que o Brasil tem uma dívida com esta parcela da população. “Talvez por discriminação ou outras questões, a doença ficou esquecida. Nossa gestão se preocupou, buscou alternativas e trouxe profissionais que conhecem o assunto. Nossa meta é prevenir. Antes a preocupação era só curar. Estes são os primeiros passos. A capacitação possibilitará a disseminação das informações sobre a doença e a celeridade no diagnóstico”, disse Moema.

Fonte: CONSULADO SOCIAL (Bahia)

Nenhum comentário: