Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Peixe com pênis na cabeça intriga biólogos







Phallostethus cuulong apresenta característica pouco comum


Chama-se Phallostethus cuulong e é uma nova espécie de peixe descoberta no delta do Rio Mekong, no Vietname. Poderia passar algo despercebido, entre as dezenas de revelações de novas espécies que ocorrem todas as semanas, não fosse por este animal apresentar uma característica pouco comum: ter o pénis na cabeça, por baixo da boca. 



Por:L.M.N. com agências


Com apenas dois centímetros de comprimento, o Phallostethus cuulong pertence a um grupo conhecido como ‘peixes príapos’, uma clara referência ao deus grego da fertilidade, Príapo.

Durante a fase de reprodução, a maioria dos peixesfémea liberta os ovos e o macho, posteriormente, fertiliza-os. No caso desta nova espécie, o processo é totalmente diferente: o par junta as cabeças e a fertilização ocorre no interior da fêmea.

“Ainda não conseguimos perceber como ocorreu esta alteração”, afirmou Lynne Parenti, bioóloga do Instituto Smithsonian, de Washington.

A biólogo revelou ainda que não é apenas o órgão reprodutor que fica na cabeça deste peixe: “O ânus fica igualmente nessa parte do corpo”.

O Phallostethus cuulongfoi descoberto em Julho de 2009, por Koichi Shibukawa, da Fundação Nagao de Meio Ambiente em Tóquio (Japão). Ainda assim, os dados sobre esta espécie apenas foram revelados recentemente.

Fonte: CORREIO DA MANHÃ (Pt)

Nenhum comentário: