Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Evangélicos criticam inclusão de Iemanjá nos Jogos Olímpicos


Sites evangélicos — entre os quais o Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia — estão criticando a inclusão de uma representação de Iemanjá na apresentação brasileira de oito minutos no show de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, no domingo (12). 

Para esses sites, tratou-se de uma demonstração de religiosidade inadequada porque a maioria dos brasileiros é cristã. Lembraram que a parcela da população que segue a umbanda, da qual Iemanjá é uma divindade, corresponde a apenas 0,3%, de acordo com o censo de 2010.

O show brasileiro foi concebido pelos premiados cineastas Cao Hamburger e Daniela Thomas. Eles mostraram flashes da mistura de etnias que compõe a cultura brasileira, como a música de Heitor Villas-Lobos, do Seu Jorge, do rap BNegão, mulatas, a modelo Alessandra Ambrósio, Pelé, dança indígena e capoeira. 

O que incomodou os evangélicos foi a Marisa Monte fantasiada de Rainha do Mar (Iemanjá), trajando um belíssimo vestido em tons de azul. Um site afirmou que isso foi um “tapa na cara dos cristãos”. 

Pela lógica desses sites, o show brasileiro deveria, entre outras coisas, ter uma referência a Cristo, mostrar as mulatas com saia até os joelhos, apresentar música gospel e distribuir boletos de cobrança de dízimo.

Evangélicos não gostaram desta belíssima fantasia de Iemanjá, uma
divindade da umbanda, porque a maioria da população é cristã

Com informação do Verdade Gospel.

Leia mais em http://www.paulopes.

Um comentário:

Beto Daniel disse...

Criticaram?? Queriam o que lá? "Gospel" que importaram dos EUA? Mas se o objetivo da apresentação era REPRESENTAR a cultura brasileira, nada mais justo que mostrar nossa miscigenação e inclusão da cultura africana. Por mais que aqui se envergonhem dos negros e das religiões afro (e a combatam, diga-se de passagem), os evangélicos não conseguirão homogenizar a cultura brasileira com sua crença e ditadura teocrática.

Estes são os mesmos que afirmam que os negros da Africa são amaldiçoados, descendentes do "filho maldito" de Noé... e nós por extensão. Juram ser a salvação do Brasil, mas tem a bancada que os representam TODA envolvida em corrupção. Sem falar nos mercadores da fé de sempre. De olho neles!