Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Militantes chineses são presos ao chegar em ilha dominada pelo Japão


Cinco militantes chineses foram presos nesta quarta-feira ao chegar a um arquipélago dominado pelo Japão, mas reivindicado por China e Taiwan, no mar da China oriental. Os manifestantes faziam um protesto contra o controle japonês das ilhas, as quais Tóquio possui desde 1945.

De acordo com a agência de notícias Kyodo e o canal de televisão NHK, os homens vieram de Hong Kong em um barco pesqueiro para apoiar a reivindicação chinesa sobre as ilhas, conhecidas como Senkaku pelos japoneses e Diaoyu pelos chineses. Algum deles chegaram ao território a nado, apesar da segurança.

A polícia disse que os manifestantes desembarcaram em Uotsurijima, uma das ilhas do arquipélago em disputa, e pretendiam fazer uma ação simbólica nesta quarta-feira, data que marca a rendição japonesa na 2ª Guerra Mundial, em 1945.

O porta-voz dos ativistas, David Ko, afirmou que no mínimo sete conseguiram desembarcar e que cinco foram "detidos para interrogatório." "Os homens carregavam bandeiras chinesas vermelhas e bandeiras de Hong Kong", disse.

Entre o grupo de militantes, estavam nascidos em Hong Kong, Macau e China. Os dois primeiros são territórios que foram incorporados à China na década de 1990, após domínio do Reino Unido e de Portugal, respectivamente.

Horas após a detenção, a agência de notícias Xinhua informou que o Ministério das Relações Exteriores da China fará uma reclamação formal por causa das prisões.

Administradas pelo Japão, as ilhas são reivindicadas por China e Taiwan. Os terrenos desabitados podem conter combustíveis e são alvos de intensa disputa.

EMBAIXADOR

Na sexta (10), Tóquio retirou seu embaixador na Coreia do Sul após o presidente do país, Lee Myung-bak, visitar um arqupélago que é alvo de disputa entre os dois países. As ilhas teriam depósitos de gás natural congelado, potencialmente valendo bilhões de dólares.

Lee chegou de helicóptero ao pequeno arquipélago, situado no Mar do Japão (Mar do Leste, para a Coreia do Sul), acompanhado dos ministros do Meio Ambiente e da Cultura, informou a televisão japonesa NHK.

A visita é a primeira de um presidente sul-coreano a essas ilhas e suscitou os protestos do Japão, cujo primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, qualificou de "extremamente deplorável" a decisão de Lee.

Autoridades na Coreia do Sul disseram que a visita tinha como objetivo destacar a importância das ilhas como uma reserva natural e não intencionava gerar confusão.

Tóquio considera que a Coreia do Sul tenta usar essa visita para reafirmar sua reivindicada soberania sobre as ilhas, de terreno vulcânico e desabitado, exceto por um destacamento policial sul-coreano presente desde 1954.

A histórica viagem acontece, além disso, dias antes de a Coreia do Sul celebrar o Dia da Libertação do regime imperial japonês, que colonizou o país entre 1910 e 1945.

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: