Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Banho de mijo


Chuveiros das praias mais famosas do Rio de Janeiro têm urina
Por:Domingos Grilo Serrinha, correspondente no Brasil

A água dos chuveiros das mais famosas praias da zona sul do Rio de Janeiro, frequentadas por turistas, está contaminada com urina humana e de animais. A revelação foi feita por especialistas da respeitada Pontifícia Universidade Católica do Rio, a PUC-Rio.

A constatação é o resultado de um estudo realizado ao longo de um ano com a água de 26 chuveiros instalados nas quatro principais praias da zona sul carioca, 16 em Copacabana e no Leme e os outros 10 no Leblon e em Ipanema.

Na água que jorra de todos eles, os técnicos do Departamento de Química do Centro Técnico-Científico da PUC-Rio encontraram grande concentração de fosfato, nitrato e amónia.

A água desses 26 chuveiros é puxada do lençol freático por motores instalados por donos de barracas de praia que vendem bebidas e alugam cadeiras e toldos. Segundo o relatório, o número de pessoas que faz o seu xixi na areia, durante o banho no chuveiro ou nas proximidades, é tão grande que a urina consegue chegar ao lençol freático, pois o areal, extremamente poroso, não consegue filtrar tudo.

Os chuveiros são muito usados quer por cariocas quer por turistas para se refrescarem sem terem que entrar no mar, ou para tirarem o excesso de areia e de sal do corpo depois de um mergulho. Irónicamente, também são muito usados por pessoas que, por receio da contaminação das águas da Baía da Guanabara, preferem tomar banho apenas lá, acreditando que a água que sai deles é muito mais pura, o que o relatório desmente.

Segundo os técnicos da PUC-Rio, os lençõis freáticos que existem sob os areais daquelas praias, ao contrário da rede normal de abastecimento público da cidade, não recebem qualquer tipo de tratamento. São águas que estão paradas e são contaminadas ao longo dos tempos por todo o tipo de bactérias e outros compostos, puxados depois para a superfície pelas bombas que abastecem os chuveiros sem qualquer controle ou higiene.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/

Nenhum comentário: