Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Um brado contra o autoritarismo

POR FREDERICO VASCONCELOS

24/02/14  08:19

Newton Fabrício na posse

Juiz critica critérios de promoção no discurso de posse.

“Qual a explicação mais profunda, sociológica, política e histórica que possa nos ajudar a entender por que razão uma simples promoção a desembargador leva mais de ano e meio para ser realizada, paralisando milhares de processos e prejudicando a vida de um número incalculável de homens, mulheres, velhos e crianças que precisam manter a esperança na Justiça e na jurisdição?”
Essa questão foi levantada no discurso de posse do desembargador Newton Fabrício, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no último dia 17. (*)
A resposta veio no mesmo pronunciamento: “Porque o autoritarismo não tem limites”.
Segundo o magistrado, “houve inconstitucionalidades e até exceção, quando eu, que hoje tomo posse, alertara, uma semana antes da promoção, por escrito, na forma da lei, mediante arguição de inconstitucionalidade que o Tribunal não examinou, que toda essa confusão iria acontecer, porque os critérios eram e são inconstitucionais…”
O impasse foi gerado porque Fabrício e outros magistrados gaúchos entenderam que os critérios de promoção do Tribunal não respeitaram o direito constitucional à igualdade.
O novo desembargador afirmou que “o autoritarismo chegou a um ponto tão inacreditável no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que o grupo político que mandava na Administração até poucos dias atrás marcou a posse para apenas três dias depois que o Conselhão [CNJ] cassou a liminar que a suspendera antes”.
“O motivo era claro: inviabilizar o mandado de segurança que o Presidente e toda a Justiça do Rio Grande do Sul tinham ciência de que eu iria ajuizar. Mais incrível ainda: eu só tomei conhecimento disso – da posse – quando o Tribunal envia um convite para a minha própria posse dali a menos de três dias”.
“Pretenderam me obrigar a tomar posse em menos de três dias, em gabinete, como se a posse em sessão pública só os políticos do Tribunal tivessem direito. Nunca aceitei autoritarismo; nunca.”
“O Tribunal de Justiça vai voltar a decidir com base na Lei; com base na Constituição da República. Porque a postura autoritária do Tribunal de Justiça acaba hoje. Este é o meu desafio.”

——————————————————————————————
(*) A íntegra do discurso de Newton Fabrício está disponível em seu blog, “Peleando contra o poder“:
http://www.peleando.net/

Nenhum comentário: