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segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

SANTANDER NA LIDERANÇA DE QUEIXAS



Santander é o banco com mais queixas em janeiro no ranking do BC
Lista tem o HSBC em segundo, seguido pelo Itaú, Banco do Brasil e Caixa



GABRIELA VALENTE (EMAIL)


BRASÍLIA - O Santander voltou ao topo do ranking mensal de reclamações feito pelo Banco Central. O índice de queixas ficou em 1,64 em janeiro, ou seja, dos 23,2 milhões de clientes do banco, 1.871 encaminharam críticas ao BC. No entanto, 394 foram consideradas improcedentes e 1.131 não foram levadas em consideração porque não representaram uma quebra de regra do sistema financeiro nacional.

No ano passado, o Santander foi a instituição que ficou mais tempo na mira dos cliente. Ocupou por oito meses o primeiro lugar no ranking de reclamações.

“O Santander vem fazendo uma revisão completa de seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, desta forma, melhorar a experiência dos consumidores com a instituição”, informou a instituição em nota enviada ao GLOBO, que praticamente repete comunicados anteriores. “O Santander reafirma seu comprometimento com o cliente e, portanto, continuará a investir intensamente para garantir a sua satisfação.”

O HSBC – que foi o banco mais reclamado em dezembro – apareceu na lista de janeiro em segundo lugar com um índice de 1,37. A instituição foi alvo de 401 reclamações. Como tem apenas um quarto dos clientes do Santander, o índice ficou próximo, já que é calculado sobre o rol de correntistas. Das queixas que o HSBC recebeu, 81 foram consideradas procedentes e 245 não foram enquadradas como descumprimento de normas do sistema financeiro.

Após o HSBC, estão Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Têm, respectivamente, índices de 1,19; 1,15 e 0,82.

Por meio de nota, o BB ressaltou que diminuiu, na média, o número de reclamações de 472 no primeiro semestre de 2013 para 464 na segunda metade do ano. E lembrou que em dezembro recebeu 463 queixas e que no mês seguinte o número caiu para 409.

“O Banco do Brasil considera todas as manifestações de seus clientes e usuários e as aproveita como subsídio para melhoria de produtos, serviços e o atendimento, buscando, com isso, reduzir a quantidade de reclamações”, frisou a instituição.

O ranking do BC é feito com reclamações feitas por meio de vários canais. Os cidadãos podem registrar queixas no site da autoridade monetária na opção "Fale conosco", pessoalmente em uma sede regional do Banco Central ou também pelo telefone 0800-979-2345.


Leia mais sobre esse assunto fONTE:  http://oglobo.globo.com

Um comentário:

Lia/Fpolis disse...

Sem falar na tortura que fazem com o ataque de ligações por telemarketing para vendas de produtos e serviços ( vide FB deles com as reclamações e nos sites Reclame Aqui e QuemPerturba) Aliás, essa questão de telemarketing no Brasil deveria ser criminalizada como crime de tortura. Roubam os sossego das pessoas, as obrigam a gastar extra com serviço de identificação de chamada para fixo e, ainda assim, adianta pouco, pois apenas informa que os números que aparecem já são os velhos e conhecidos telemarketing. De qualquer forma o barulho das chamadas constantemente, o dia todo, faz com que as pessoas tenham de checar quem está chamando. A alternativa é deixar o telefone no mute, com os riscos de ligações importantes, de amigos e familiares, de serviço ou de doenças não serem atendidas na hora, ficando a alternativa de dar retorno apenas, às vezes tarde demais. Alguns telemarketing já estão até usando o antiBIna para que as ligações não apareçam no identificador de chamadas e o anti-antiBina é um aplicativo não disponível nem em celulares, somente delegacias e certas instituições conseguem saber e identificar tudo sobre o número que está ligando. Na Alemanha, é terminantemente proibido ligar para as pessoas oferencendo serviços e produtos! É crime. Aqui precisamos de leis para cadastrar bloqueio nos Procons, a exemplo de SP. Só que lá é em qualquer Procon do estado. Aqui a Alesc aprovou a lei em dezembro de 2010, mas ela não é autoaplicável imediatamente no Procon estadual. CAda Procon municipal tem de fazer a sua lei, regulamentando, como fez São José em dezembro de 2010 mesmo. Já o de Fpolis, quando fui procurar para bloqueio, nem sabia da lei, deixei cópias lá. Curioso uma lei estadual não valer pra o estado todo e precisar uma igual aprovada pelo legislativo municipal.
Os bancos são os que usam telemarketing mais agressivamente, mas não os únicos. Operadoras de telefonia, de cartões e LBV também são torturadores contumazes. SAC/Call center que é bom não funcionam...