Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Escândalo - Lucro de três bancos brasileiros é maior que o PIB de 83 países




Bancos brasileiros conseguem lucro recorde.


Por:Domingos Grilo Serrinha, correspondente no Brasil



Paraíso dos grandes bancos nacionais e estrangeiros desde o primeiro governo do ex-presidente Lula da Silva, o Brasil continua a surpreender pelo lucro do setor financeiro. Um levantamento agora realizado mostra que, somados, os lucros obtidos em 2013 por apenas três bancos brasileiros, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú-Unibanco, e por um estrangeiro que opera no país, o Santander, alcançam valor superior ao PIB de pelo menos 83 países.

A soma do lucro líquido declarado nos últimos dias por esses grandes bancos supera o total de todas as riquezas produzidas ao longo de 2013 por países africanos, como Senegal, Gâmbia, Zimbabwe, Djibouti, Botswana, Suazilândia, Moçambique, Argélia e Mauritânia, alguns na Ásia, como o Camboja e o Laos, outros na América Latina, como Honduras e Nicarágua, mas também vários na Europa, como Montenegro, Malta, Macedónia e Islândia.

A comparação com os PIBs desses países foi feita através dos dados disponíveis no Fundo Monetário Internacional (FMI).

O campeão de lucro líquido em 2013, pelos dados revelados esta semana, foi o Banco do Brasil, que lucrou 4,92 mil milhões de euros, o maior lucro já alcançado no país por um banco. Em seguida, muito perto, surge o Itaú-Unibanco, que declarou um lucro, também líquido, de 4,87 mil milhões de euros.

O terceiro classificado nessa sucessão de números gigantescos foi o Bradesco, com um lucro declarado de 3,75 mil milhões de euros. Entre os grandes bancos que já tornaram público o seu lucro aparece o espanhol Santander, que nas suas operações no Brasil obteve um lucro de 1,79 mil milhões.

Somados, os quatro bancos lucraram nada menos de 15,33 mil milhões de euros, isto num país que, apesar de não estar em recessão, é um dos que menos cresce entre os emergentes. Um dos segredos para tanto lucro são os altíssimos juros praticados pelos bancos no Brasil, que estão entre os mais elevados do mundo, o que lhes garante receitas milionárias mas desespera o cidadão comum que precisa de um financiamento e, para o empresariado, impede um maior crescimento do país porque deixa o crédito quase proibitivo.


Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/

Nenhum comentário: