Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Definido consórcio para despoluição da Beira-Mar Norte

De início, 17 milhões. Depois virão os famosos "termos aditivos". Quem quer apostar que mais que dobrarão o valor? 

-=-=-=-

Por Martini
26/12/2017 - 11h00
A Casan concluiu a primeira etapa do cronograma de despoluição da orla da Avenida Beira-Mar Norte.(Foto: Betina Humeres)

A Casan concluiu a primeira etapa do cronograma de despoluição da orla da Avenida Beira-Mar Norte. O Consórcio Fast e a construtora Fonseca e Oliveira foram os vencedores da concorrência para execução das obras civis e fornecimento de materiais e equipamentos para a implantação do sistema de esgoto sanitário complementar para as praias desta região. O valor do contrato será de R$ 17 milhões e a ordem de serviço será assinada na primeira quinzena de janeiro. A previsão é concluir até setembro de 2018.

Esta coluna antecipou em outubro deste ano projeto que chegou a ser tratado com desdém nas redes sociais como mais uma promessa que não seria cumprida entre tantas outras na Capital. Pelo menos até agora, os prazos previstos pelo presidente da Casan, Valter Galina, foram mantidos.

A proposta pretende tornar balneável o trecho de 3,5 quilômetros entre a Ponta do Coral e a Guarnição de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar (próximo da Ponte Hercílio Luz). O programa está centrado basicamente na coleta do esgoto lançado irregularmente em 20 canais de drenagem (via estrutura de esgoto pluvial) que desembocam neste trecho.

Apesar de a área central de Florianópolis dispor de 100% de rede de coleta e tratamento de esgoto, o histórico de ocupação desordenada e o elevado adensamento urbano da região resultam em praticamente 50% dos imóveis com algum tipo de irregularidade na instalação da rede coletora.

Segundo o Termo de Referência do projeto, cada uma das saídas da rede de drenagem pluvial (galerias de cimento visíveis junto à areia e que costumeiramente expelem uma corrente preta e fétida em direção ao mar) receberá um sistema próprio de captação e bombeamento. Serão, assim, cerca de 15 a 20 pequenas estações elevatórias, instaladas na boca de cada um dos canais de drenagem, que conduzirão esta mistura de água da chuva com esgoto até uma Unidade Complementar de Recuperação Ambiental, denominada na Casan de URA Beira-Mar. Desinfetada, a água mais clarificada será lançada novamente na baía norte, só que sem coliformes fecais.

Nenhum comentário: