Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Água - Leonardo da Vinci, o “homem dos sete ofícios”, também foi ecologista




Lançado por uma editora espanhola, “El Libro del Agua” reúne textos sobre temas aquáticos do famoso pintor – afinal também ecologista do século XV – Leonardo da Vinci.

Fotogaleria 

Leonardo da Vinci é o perfeito exemplo do que hoje chamamos de “homem dos sete ofícios”. Conhecemo-lo sobretudo como pintor, mas também foi escritor, filósofo, arquitecto, urbanista e até cientista. E, embora nunca tenha publicado os seus estudos anatómicos, há quem considere que, se os desenhos a que dedicou os últimos anos de vida não tivessem permanecido escondidos, é bem possível que viesse a ser visto como um dos grandes cientistas da renascença e um dos grandes anatomistas de todos os tempos. Agora, sabe-se que também foi um obsessivo navegante da água em todas as suas expressões, avançou recentemente o jornal El País, chamando-lhe um ecologista do século XV. Ao que parece, deixou sete mil fólios escritos ou desenhados sobre o elemento na sua forma líquida: textos sobre temas aquáticos, incluindo previsões sobre desastres ambientais, que renascem em forma de livro, El Libro del Agua (32 euros), pelas mãos da espanhola Abada Editores.  
O interesse de Leonardo da Vinci pela água é encontrado em múltiplos manuscritos, mas os especialistas apontam, de acordo com o “El País”, para sobretudo duas obras. Por um lado, o Códice F, de 1504, mantido no Instituto de França. Por outro, o Códice de Leicester, de 1508, que – hoje propriedade de Bill Gates – reúne textos e desenhos sobre uma ampla variedade de tópicos científicos. E foi Luigi Maria Arconati o primeiro a dispor-se, em 1643, a unificar os escritos de Leonardo sobre o movimento e a medida da água em Del moto e Misura dell’Acqua – afirma também o El País, que refere ainda uma obra alemã, essa mais recente, intitulada Das Wasserbuch (“O Livro da Água”, em português), publicada em 2012 pela editora alemã Schirmer und Mosel. Em Portugal, também foi feita uma compilação, pelo médico psiquiatra Orlindo Gouveia Pereira, chamada Os Tratados da Água de Leonardo da Vinci (1998), da Edições Inapa.
Este novo El Libro del Agua reúne praticamente tudo que o mestre do Renascimento escreveu sobre o tema, graças a Juan Barja e Patxi Lanceros. Os responsáveis pela edição dedicaram cerca de dois anos a estudar e a traduzir os códices (manuscritos em madeira) de Da Vinci, espalhados pelo mundo inteiro – desde o Castelo de Windsor até à Biblioteca Nacional de Espanha, passando pela Biblioteca do Vaticano, pela colecção de Bill Gates, pelo Instituto de França ou pelo Museu Britânico. “Este é um livro que nunca existiu, embora o próprio Leonardo Da Vinci falasse sobre ‘il mio libro del acqua’, daí que o que fizemos foi construí-lo. Da Vinci passou toda a sua vida a tirar notas, da direita para a esquerda e de forma muito desordenada, uma folha aqui, outra ali, e esses fragmentos estão espalhados pelo mundo”, explica Juan Barja, citado pelo El País.  

Fonte:PÚBLICO PT

Nenhum comentário: