Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 26 de dezembro de 2017

E continuam os abusos, com apoio da justiça

A legislação que disciplina o restauro de bens considerados patrimônio histórico e/ou cultural estabelece que o dever de suportar os ônus da conservação é do proprietário, salvo se comprovar sua própria incapacidade financeira.
Pois bem: quem é o dono da capela abaixo? A Igreja Católica, que está muito longe de poder alegar incapacidade financeira, como todos sabemos.
Então, a despesa assumida pelo Estado e Município constitui rematada ilegalidade, embora os magistrados catarinenses, subservientes à hidra papista, entendam diversamente.
O restauro de templos católicos com dinheiro público, enquanto setores mais importantes para a sociedade - como a educação e a saúde - estão no bagaço, é um abuso inadmissível, que é reiterado porque representa simpatia para os governantes, o que se traduz em votos, além, é claro, de oportunidades para malversação de dinheiro público.

-=-=-=-=


Capela construída no século 18 em Penha será restaurada

FCC e prefeitura fizeram parceria para obra que deve ocorrer até dezembro do próximo ano.


 
Capela foi construída em 1759 (Foto: FCC/Divulgação)


A Capela de São João Batista construída em 1759 passará por uma restauração. A edificação é parte do patrimônio histórico de Santa Catarina e fica na cidade de Penha, no Litoral Norte. Uma parceria entre governo do estado e prefeitura viabilizará a reforma.


A Capela foi construída em alvenaria de pedra ajuntada, com argamassa de cal do mar e areia. A construção fica na localidade conhecida como Armação do Itapocorói. Conforme a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), as linhas retas, ao estilo colonial, que podem ser observados na capela são marcos característicos das construções da época.

Para a restauração, a FCC estabeleceu uma parceria com a prefeitura até dezembro de 2018, formalizada na semana passada, que define como uma das ações a cargo do órgão a higienização e guarda das obras sacras.


Um termo de referência será elaborado pela FCC para contratar o projeto de restauração da capela e de suas obras, além de apoiar o município na busca de recursos para o projeto. Tudo isso será feito a partir de editais públicos e programas de financiamento de projetos culturais. 
 
Fonte: https://g1.globo.com

Nenhum comentário: