Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Destino turístico - As praias de Miami Beach estão desaparecendo devido às mudanças climáticas

Dizem que o serviço de "engordamento da Praia de Canasvieiras", em Florianópolis/SC/BR, por meio de uma draga holandesa, provocou sérios danos ecológicos, com o desaparecimento, por exemplo, de siris, do que reclamam os pescadores. 
Será que aquela séria intervenção na natureza não foi precedida de estudos de impacto ambiental e o Ministério Público fez vistas grossas? 
Ainda não conferi tal informação, mas irei fazê-lo, com amigos de infância, pescadores daquela região. 
-=-=-=-
Janeiro 19, 2020
 


Dada a erosão causada pelo aumento do nível do mar, o governo começou a despejar areia neste popular destino turístico.


Uma praia em Miami Beach. O governo dos Estados Unidos está tomando medidas para controlar a erosão das praias pelas mudanças climáticas (Foto de Eva Marie UZCATEGUI / AFP)

“Temos lâmpadas de erosão … Quando a praia se reduz a um nível crítico, não há espaço para atividades recreativas, mas talvez o mais importante seja que todos esses edifícios precisem de proteção”, disse Steve Leatherman, especialista em praias. e ambiente da Universidade Internacional da Flórida, também conhecida como Dr. Beach.



Caminhões jogam areia nas praias de Miami Beach, Flórida (Foto de Eva Marie UZCATEGUI / AFP) 

Quanto a praia encolhe todos os anos

A erosão média em Miami Beach é de 30 cm por ano e duas ou três vezes mais rápida nos chamados “focos de erosão” . Mas há alguns focos em que isso acontece a uma velocidade muito maior, ainda não estimada, disse Leatherman.

Segundo o professor, o que está acelerando o estreitamento das praias é o aumento do nível do mar, causado pelas mudanças climáticas e as tempestades costeiras, principalmente os furacões.



Cartazes oficiais explicam as medidas tomadas para proteger as praias (Foto de Eva Marie UZCATEGUI / AFP)


O Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos começou a derramar 233.000 metros cúbicos de areia este mês para preencher, em junho, as áreas erodidas de Miami Beach em um projeto de US $ 16 milhões que nasceu em resposta à erosão que Ele deixou o furacão Irma em 2017.

Durante as obras, os caminhões derramarão entre 100 e 250 cargas de 22 toneladas de areia por dia, conforme relatado pelo Corpo de Engenheiros em sua descrição do projeto.

“Algumas pessoas dizem que isso está jogando milhões de dólares no oceano todos os anos e talvez eles estejam certos, mas precisamos fazê-lo, precisamos das praias ” , disse Leatherman.



A erosão média em Miami Beach é 30 cm por ano e duas ou três vezes mais rápida nos chamados “focos de erosão” (Foto de Eva Marie UZCATEGUI / AFP)

“E o sul da Flórida é a zona zero para as mudanças climáticas . Não apenas temos erosão nas praias, mas também inundações durante as grandes marés, que ocorrem cada vez mais frequentemente e inundam as ruas”, acrescentou.

O “plano de feedback” de Miami Beach faz parte de um projeto de US $ 158,3 milhões concedido ao condado de Miami em 2018 pelo governo federal em Washington para controlar a erosão das praias e proteger a costa dos furacões .



O sul da Flórida é a zona zero para as mudanças climáticas. Não há apenas erosão nas praias, mas também inundações durante as grandes marés (Foto de Eva Marie UZCATEGUI / AFP)


Nos seguintes segmentos de “feedback” das praias, areia também será despejada em Sunny Isles, Surfside e Bal Harbour, três localidades ao norte de Miami Beach, cujas costas são ocupadas por arranha-céus com apartamentos de milhões de dólares e vistas espetaculares do mar azul-turquesa e Biscayne Bay


Por lei, o Corpo de Engenheiros só pode usar areia americana . O que está sendo despejado em Miami Beach vem do oeste da Flórida e, de acordo com o contrato, deve ser natural, consistir predominantemente em carbonato ou quartzo e medir entre 0,062 mm e 4,76 mm de diâmetro.

O projeto também exigia a proteção de ninhos de tartarugas ou sua realocação, se necessário.

AFP, via https://www.sertao24horas.com.br/2020/01/19/destino-turistico-as-praias-de-miami-beach-estao-desaparecendo-devido-as-mudancas-climaticas/

Nenhum comentário: