Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 18 de outubro de 2009

Fragilidade dos Veículos

Pouco se vê escrito, na grande e na pequena imprensa, sobre a fragilidade dos veículos, notadamente dos de passeio e populares, onde abundam peças de plástico reciclado.
Ao menor impacto eles praticamente se desmancham, vitimando motoristas e demais ocupantes, quase sempre irreversivelmente.

Apesar das expicações das fábricas e dos técnicos, no sentido de que os carros são projetados para que absorvam os choques, duvido muito da eficácia de tais detalhes dos projetos de carrocerias, já que a lataria utilizada é de qualidade vergonhosa.

Qualquer pessoa que possua razoável pressão num dedo põe a lata dos carros "nacionais" pra dentro, sem grande esforço. As latas utilizadas assemelham-se muito às de óleo de cozinha.
Já está mais do que na hora de alguém fazer uma fiscalização séria neste item dos veículos, até porque os interiores, onde abundam os plásticos, também perderam consistência.

Caso não adotemos uma providência efetiva contra tal absurdo, continuaremos a perder vidas e a colecionar aleijões todos os dias, porque acidentes não faltam nesta nossa Terra de Papagaios. E os custos sociais de tais consequências são enormes.

As multinacionais que produzem essas máquinas no Brasil poderiam limitar um pouquinho seus lucros, que não são pequenos, e respeitar mais o público brasileiro, que as está mantendo com um consumo bastante grande dos seus produtos.

Nenhum comentário: