Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Acusar um homem de 'não ter colhões' é crime na Itália



Tribunal italiano diz que expressão insinua falta de virilidade, fraqueza de caráter, falta de determinação e outras virtudes 'identificadas como pertencentes aos homens'


Insultar um homem dizendo que ele "não tem colhões" é um crime na Itália, punido com multa, segundo sentença de uma Corte de Cassação que decidiu assim uma disputa entre primos do sul do país.


A curiosa sentença do alto tribunal pôs fim ao confronto entre o advogado Vittorio, cujo sobrenome não foi divulgado, e seu primo Alberto, juiz de paz, que insultou o parente com essas palavras em pleno tribunal de Potenza (sul da Itália).

"Fora a vulgaridade dos termos utilizados, a expressão é injuriosa", afirma a sentença do magistrado, Maurizio Fumo, que acrescenta que o insulto não apenas "insinua uma falta de virilidade do destinatário, como uma fraqueza de caráter, uma falta de determinação, de competência e de coerência, virtudes que, com ou sem razão, são identificadas como pertencentes ao gênero masculino".

O juiz ainda vai fixar o valor da multa. A decisão criou um debate sobre discriminação sexista.

Fonte: IG  NOTÍCIAS DO ULTIMO SEGUNDO

Nenhum comentário: