Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Chefe da polícia secreta chilena era agente da CIA, diz ex-assessor de Pinochet





Manuel Contreras receberia honorários dos EUA | The Clinic / Divulgação


O ex-assessor de comunicações do ditador Augusto Pinochet, Federico Willoughby, revelou nesta quarta (8) que o dirigente da Diretora de Inteligência Nacional (DINA, a polícia secreta do regime), Manuel Contreras Sepúlveda, era também agente da CIA.

Willoughby, que foi também secretário da Junta Militar, falou a uma rádio do Chile que Contreras recebia honorários da inteligência estadunidense, pela qual havia sido treinado no estado da Virgínia. O general retirado do exército está preso por violações aos direitos humanos com uma condenação de 270 anos. Willoughby, que é jornalista e também trabalhou no governo democrático de Patricio Aylwin (1990-1994), logo após a queda de Pinochet, alega ter se afastado do presidente golpista quando soube da infiltração por ser uma medida “contrária a seus princípios”.

A Comissão Retting determinou, no início dos anos 1990, que o regime militar chileno era o responsável pela morte de 3.200 chilenos pelas mãos de agentes do Estado por razões políticas, dos quais 1192 ainda são considerados detidos ou desaparecidos.
Com informações do The Clinic, via SUL 21

Nenhum comentário: