Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cineasta faz advertência sobre fanatismo evangélico no Brasil




Chapman lembrou que Rosinha tentou 
adotar o ensino de criacionismo no Rio

O cineasta inglês Matthew Chapman (foto), 62, pediu aos brasileiros que impeçam que o fanatismo cristão, principalmente o evangélico, adquira mais poder neste momento em que o país “tem um crescimento [econômico] muito grande.” 

“Tenho certeza de que vocês terão esses problemas [de fanatismo religioso]”, disse. “Vocês já tiveram no Rio de Janeiro, quando uma governadora evangélica [Rosinha Matheus] quis implantar o ensino de criacionismo nas escolas.” 

Chapman, que é casado com a atriz brasileira Denise Dumont, disse estar bem informado sobre o que ocorre com Brasil. “Eu tenho muitas conexões com o Brasil e me parece um país que promete muito neste momento.”

“O Brasil está à frente dos Estados Unidos em muitas maneiras diferentes, na forma de pensar”, disse. “Seria uma pena permitir que o fundamentalismo cause um retrocesso.” 

Ele acaba de ser lançado no Brasil o seu mais recente filme, “A Tentação” (The Ledge), onde conta a história de um triângulo amoroso envolvendo o cristão fundamentalista Joe (Patrick Wilson), sua mulher Shana (Liv Tyler) e o ateu Gavin (Charlie Hunnan).

Radicado nos Estados Unidos, Chapman é tataraneto de Charles Darwin (1802-1882), o formulador da teoria da evolução das espécies, e estudioso das religiões— escreveu livros sobre o assunto. 

Ele disse que no “A Tentação” mostra os dois lados opostos da fé americana. “Um que é secular, sofisticado e educado, e outro, que é bíblico, homofóbico, subjuga as mulheres e acredita que o universo só tem 10 mil anos de idade”, afirmou. “E tem muita gente que acredita nisso nos Estados Unidos.” 

Afirmou que é “maluco” quem não mata uma criança só porque Deus mandou que isso não fosse feito. “É óbvio que você não deve matar uma criança, você não precisa que alguém lhe diga isso.” 

Contudo, para ele o problema não é só o fundamentalismo religioso, mas, pior, a própria religião em si, que é nefasta. “Mas há religiões de diferentes tipos e que apresentam efeitos melhores ou piores nas pessoas.”



Com informação do UOL.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Um comentário:

Montezuma disse...

O cineasta está corretíssimo!

Um ótimo exemplo de fanatismo na Internet é o blog do fanático evangélico André Ricardo. Blog denominado "Mantenedor da Fé".

Trata-se de um blog extremamente mentiroso, caluniador, difamador, sectarista, desonesto e hipócrita.

Quando alguém posta um comentário contrário ao artigo publicado, o sr. André Ricardo rebate com as suas opiniões. Até aí, tudo bem. No entanto, quando a pessoa responde com algo que ele não terá como contestar com argumentos coerentes, ele, simplesmente, não publica a resposta. Se alguém fizer uma pergunta que ele não saiba responder ou a resposta possa deixá-lo em situação delicada, ele não publica.

Para constatar, é só visitar o blog "Mantenedor da Fé" e entrar em debate com o sr. André Ricardo. Se você tiver bons argumentos, coerentes, chegará um momento que ele não publicará mais seus comentários e restará apenas o dele como último, passando a impressão que você ficou sem argumentos.

Leia: http://www.apologiaespirita.org/apologia/artigos/025_Site_evangelico_apologista_da_mentira.pdf

Blogs como este ("Mantenedor da Fé") é um perigo, pois instiga a discriminação religiosa e aumenta obscurantismo através do estímulo à ignorância.