Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Agente do FBI mata suspeito de ligações com atentado de Boston



Acusado teria ligações com Tamerlan Tsarnaev, um dos irmãos responsáveis pelas explosões

O GLOBO 



Avenida onde foi realizada a Maratona de Boston em abril NEAL HAMBERG / Reuters


ORLANDO, Estados Unidos - Um agente do FBI matou nesta quarta-feira um suspeito de envolvimento com os atentados contra a Maratona de Boston, que deixaram três pessoas mortas e mais de 200 feridos em abril. Segundo informações da emissora americana NBC, o homem morto era Ibragim Todashev, que estava sendo interrogado por supostas ligações com Tamerlan Tsarnaev, um dos irmãos responsáveis pelo ato terrorista.

Quando abordado por agentes federais em Orlando, Todashev, de 27 anos, foi cooperativo e concordou em ser interrogado. No entanto, após algumas perguntas, ele decidiu atacar um dos policiais, que reagiu, segundo fontes da TV. Oficialmente, o FBI não quis dar mais detalhes do assunto, mas disse estava mandando uma equipe especial para a Flórida.

“O incidente ocorreu em Orlando, na Flórida. O agente entrou em choque com o suspeito enquanto realizava seu trabalho”, disse o agente federal Dave Couvertier em nota à NBC. “Nós não temos mais detalhes até o momento.”

Fontes do “Atlantic Wire” afirmam que Todashev era checheno e amigo de Tamerlan, quem havia conhecido em competições de lutas marciais. Ele morava em um apartamento a menos de 16 quilômetros do parque Disney World e foi visitado por agentes um pouco depois da meia-noite.

Em entrevista à emissora local WFTV, um outro amigo de Todashev, Khusn Taramiv, disse que também foi interrogado pelo FBI sobre supostas ligações com os atentados de Boston. Os dois estavam sendo seguidos por federais desde que Tamerlan e seu irmão Dzhokhar foram identificados com os autores dos atentados de Boston. Antes de morrer, Todashev havia comentado com Taramiv que tinha medo de ser alvo de uma armação da polícia americana.

- O FBI pegou o meu amigo (Ibragim Todashev). Eles estavam em contato com nós dois, os dois, certo? E eles falaram que precisavam de mais um pouco, conversar um pouco mais. Então, eu sai e eles me falaram que iriam trazê-lo de volta. Eles nunca o trouxeram de volta - contou. - Ele sabia que iria ser morto. Eu falei para ele: “tudo vai dar certo, não se preocupe.” Mas eu tinha sentia um pressentimento ruim.

O amigo acrescentou que Todashev planejava viajar para ver seus parentes em uma ex-república soviética, mas havia adiado a ideia pois o FBI havia pedido que ele ficasse nos EUA para futuros questionamentos. Tanto o suspeito morto quanto Taramiv são muçulmanos, mas não seguem a linha radical, afirmam fontes.

De acordo com fontes da CNN, Todashev já havia vivido em Boston e estava como imigrante ilegal nos EUA desde 2008.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário: