Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 26 de maio de 2013

LUZES SOBRE ESGOTO A CÉU ABERTO


O Papa só chega em julho, mas já fez o milagre da infraestrutura em parte do RJ 
Varginha e Guaratiba ganham nova cara com a aproximação da vinda do pontífice

O Papa Francisco só desembarcará no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim na tarde do dia 22 de julho. Para isto, faltam ainda 58 dias. O que chama a atenção é que, mesmo com Francisco ainda no Vaticano, duas áreas do Rio, que vão receber o pontífice, estão ganhando cara nova. Moradores das regiões de Varginha (em Manguinhos) e Guaratiba (Zona Oeste) já brincam apontando as benfeitorias como os primeiros milagres do sucessor de Bento XVI.

Uma das comunidades mais pobres do Complexo de Manguinhos, Varginha não tinha iluminação nas suas ruas e becos há pelo menos uma década, segundo apontam moradores. Isso porque antes da pacificação da região serviços como o da Rioluz não tinham como chegar àquela população, dominada por traficantes de drogas. 

Ao longo desta semana, todas as ruas e becos de Varginha foram "acendidos", como brincam moradores. O campo de futebol da comunidade, onde Francisco vai discursar e abençoar o povo carente de Manguinhos, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ2013), ganhou refletores. Refletores começaram a ser instalados em campo de Varginha, onde Papa vai abençoar população carente

"Nem o PAC, nem a pacificação que foi em janeiro foram o suficiente para termos a manutenção dos postes que tiveram as lâmpadas quebradas há muitos anos. Antes de a polícia entrar em Manguinhos, realmente não tinha como melhorar a favela. Mas depois que a polícia entrou, pouca diferença se viu. Acho que o Papa está fazendo o milagre da iluminação", brinca a doméstica Irecema Santiago.

O mesmo se viu com o asfalto nas proximidades da capela São Jerônimo Emiliano, que vai receber o Papa. Por lá, o chão esburacado foi recapeado logo depois de o Vaticano anunciar a visita ilustre. Mas a benesse não foi concedida a toda a Rua Carlos Chagas - a principal da comunidade. 

"O que eu acho engraçado é que as melhorias não estão sendo feitas para os moradores, mas sim para o Papa. Tudo poderia ter sido feito há quatro meses, quanto tivemos a pacificação", dispara o pedreiro Jeferson da Silva.

Esgoto ainda é desafio

Em Guaratiba (Zona Oeste), onde será celebrada a Missa de Envio pelo Papa Francisco (uma das principais atrações da JMJ), também passa por transformações. Mau cheiro de esgoto é sentido a poucos metros do palco onde ficará o Papa Francisco durante a Missa de Envio, em Guaratiba

A Estrada da Capoeira Grande, que tinha asfalto esburacado e nenhuma iluminação passou por recapeamento, além de um projeto de iluminação estar sendo concluído. O único problema, por enquanto, é um esgoto a céu aberto que, por hora, parece ignorado pelas autoridades. O que não se pode esquecer é que o mau cheiro do esgoto será facilmente sentido pelo Sumo Pontífice, já que fica a menos de 20 metros do palco onde ficará Francisco.

Fonte: JORNAL DO BRASIL

Nenhum comentário: