Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 1 de junho de 2014

Fiéis enfrentam multidão para tocar em mastro de santo casamenteiro no Piauí


Devotos garantem que quem tocar no pau do santo casa em até um ano.
Tradição de 300 anos reúne mais de 15 mil fiéis de Santo Antônio no Piauí.


Catarina CostaDo G1 PI, em Campo Maior


Mastro de 18 metros carregado durante a procissão em Campo Maior (Foto: Catarina Costa/G1)

Tradicional pela pecuária e gastronomia, a cidade de Campo Maior, Norte do Piauí, torna-se durante 14 dias o berço da religiosidade para os devotos de Santo Antônio, que é padroeiro do município e considerado cansamenteiro. O maior festejo junino do estado, que iniciou nesse sábado (31) ganha destaque pelo mastro de 18 metros carregado durante a procissão e é alvo de disputa entre as mulheres que procuram um marido.

A festa do 'pau do santo' ou mastro de Santo Antônio acontece há 300 anos e reúne mais de 15 mil devotos somente em um dia na cidade. Carregado por 130 homens pelas ruas de Campo Maior até a Diocese, o tronco de carnaúba atrae fiéis de vários estados e é famoso por realizar o desejo das mulheres que querem se casar. "Basta pegar no pau do santo e no máximo em um ano ela se casa. Só que não é tão fácil quando parece, pois o mastro é levantado algumas vezes durante o trajeto para dificultar o toque", explicou o organizador do mastro Lourival Alves dos Santos.
Primas Jesiany Alves e Beatriz Alves pegaram no
mastro para se casarem (Foto: Catarina Costa/G1)

Quem não perdeu tempo foram as primas Jesiany Alves e Beatriz Alves, de 22 anos. Elas contam animadas terem ido a procissão somente para tocar no mastro e pedir um marido. Outra que deseja se casar é Maria dos Lourdes, de 44 anos. Há três anos indo ao festejo, a vendedora decidiu desta vez tocar no pau do santo. "Sempre venho nesta época de Teresina para Campo Maior, mas decidi participar este ano somente para pedir um marido. Está na hora de desencalhar", brincou.
Maria dos Lourdes aproveitou oportunidade para
pedir marido (Foto: Catarina Costa/G1)

Vários fiéis de Santo Antônio também seguem a procissão em agradecimento as preces alçandas. Tânia Maria, 29 anos, contou todo ano participar da festa com toda a família em devoção e revelou que se não fosse ajuda do santo nunca teria se casado. "Sempre estive no festejo, mas somente em 2001 resolvi pegar no mastro e meses depois casei. Hoje tenho duas filhas e acredito que o santo foi o responsável", contou.
Tânia Maria e as filhas foram agradecer a procissão
agradecer ao santo (Foto: Catarina Costa/G1)

Religioso o aposentado João Leal, 69 anos, destacou que há 32 anos carrega o pau do santo como demonstração de fé. "É um momento de se encontrar com os amigos, comemorar. Nós aguardamos o ano todo pelo festejo com muita alegria", comentou animado.

De acordo com o bispo diocesano, dom Eduardo Zielski, após percorrer o Centro da cidade, o mastro é pendurado ao lado da Diocese como marco do festejo que começa dia 31 e segue até 13 de julho, data da comemoração de Santo Antônio.

Para o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, o festejo é um dos mais tradicionais do Nordeste. "São 14 dias de muita alegria e fé. Mais de 100 mil pessoas visitam a cidade nesta época, gerando cerca de dois mil empregos, mas o principal fator é a autoestima das pessoas em relação a religiosidade", comentou.

Fonte: G1

Nenhum comentário: