Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 18 de maio de 2017

Joesley espionou procuradores até durante negociação de delação


Empresário só contou que mantinha um informante dentro do MPF na fase final da delação

AGUIRRE TALENTO


Joesley Batista, empresário, presidente da JBS-Friboi (Foto: Rogério Cassimiro / Editora Globo)

O empresário Joesley Batista, da JBS, e executivos da empresa espionaram procuradores da República mesmo enquanto já negociavam um acordo de delação premiada. Para isso, Joesley fez acertos com o procurador Ângelo Goulart, preso nesta quinta-feira (18) e que integrava a força-tarefa da Operação Greenfield.

Goulart gravou reuniões internas do Ministério Público Federal e até mesmo uma conversa na qual procuradores negociavam delação com um ex-sócio de Joesley, Mário Celso Lopes. As gravações foram entregues a Joesley, segundo investigadores que acompanham o caso. Goulart, ainda de acordo com essas fontes, repassou até mesmo itinerário de viagens pessoais dos procuradores, o que poderia tê-los colocado em risco.

No processo de negociação da delação premiada, que começou entre fevereiro e março, Joesley não informou as negociatas com o procurador. Só quando já estava no fim das tratativas é que o sócio da JBS revelou à Procuradoria-Geral da República que mantinha um informante dentro do MPF. 

Goulart tem proximidade com o vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, e também com a atual cúpula do procurador-geral, Rodrigo Janot, responsável por seu pedido de prisão.

A suspeita dos investigadores é que Goulart receberia uma mesada da JBS em troca dos serviços de espionagem.

A delação da JBS fundamentou pedidos de busca contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e contra aliados do presidente Michel Temer(PMDB), entre outros, além da prisão do procurador Angelo Goulart.

Fonte: http://epoca.globo.com

Nenhum comentário: