Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 19 de agosto de 2012

Bancos iraquianos enviam dólares ao Irã para amenizar efeitos de sanções



Elaf Islamic acabou em lista negra do sistema financeiro dos EUA por conta de auxílio

O banco iraquiano Elaf Islamic, ao lado de outras instituições financeiras, está enviando remessas na casa dos milhões de dólares para o Irã para auxiliar o governo de Mahmoud Ahmadinejad a superar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos.

De acordo com o jornal The New York Times, o Elaf Islamic "é só uma parte de uma rede de instituições financeiras” que ajudam o Irã. A publicação consultou antigos funcionários e membros do governo dos Estados Unidos e do Iraque, assim como especialistas no setor bancário iraquiano.

No último dia 31 de julho, o governo norte-americano sancionou o banco sob a premissa de que foram realizadas "grandes transações e serviços financeiros a bancos iranianos". Em seguida, seu nome foi incluído em uma lista negra devido a seus supostos vínculos com o financiamento do programa nuclear iraniano.

A principal hipótese é de que o Elaf estaria participando de leilões diários do Banco Central Iraquiano, onde troca dinares iraquianos por dólares, e os envia ao Irã. O New York Times diz que, oito meses após as tropas norte-americanas se retirarem de Bagdá e em pleno contexto eleitoral, o governo de Barack Obama não quer um enfrentamento público com o primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki.

No entanto, membros do governo americano participaram de reuniões privadas com autoridades iraquianas e manifestaram seu descontentamento pelo apoio financeiro e logístico entre ambos os países.

David Cohen, subsecretário do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, encarregado dos assuntos de terrorismo e inteligência financeira, disse ao jornal que os esforços para impedir que o Irã "evite as sanções norte-americanas ou de instituições financeiras internacionais vão continuar no Iraque ou em qualquer outro lugar".

Ex-funcionários iraquianos e norte-americanos, assim como analistas do setor de petróleo, disseram que o governo iraquiano faz "vista grossa" ao grande fluxo financeiro, o contrabando e o comércio com o Irã, já que em alguns casos membros do Executivo, incluídas pessoas próximas a Maliki, estão se beneficiando.

(*) Com informações da Agência Efe e do portal Voice of America

Nenhum comentário: