Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 18 de maio de 2017

Articulações em torno de nome para presidência

Meirelles e Gilmar agradam a líderes do Congresso

Ministro da Fazenda teria apoio de PT, PSDB e PMDB; Cármen Lúcia e FHC também são lembrados para a sucessão de Temer, se ela ocorrer

Alberto Bombig, O Estado de S.Paulo

18 Maio 2017 | 15h27


Líderes políticos já iniciaram as negociações para a sucessão do atual presidente. No cenário de uma eleição indireta, ganham força neste momento os nomes do ministro Henrique Meirelles (Fazenda), Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A presidente do Supremo, Cármen Lúcia, enfrenta resitências dos parlamentares, responsáveis pela escolha no cenário de uma eleição indireta. No entender do Congresso, onde muitos integrantes são alvo de investigações, Cármen estaria muito identificada com a Operação Lava Jato.

A favor de Meirelles pesam os primeiros sinais de recuperação da economia e o bom trânsito com PT, PMDB e PSDB. O atual ministro da Fazenda comandou o Banco Centrail nos dois mandatos de Lula na Presidência. Há, no entanto, o receio de que Meirelles seja citado em eventuais delações do doleiro Lúcio Funaro e do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 


Os congressistas também têm simpatia por Gilmar Mendes, principalmente após ele ter feito duras críticas à Lava Jato. O ministro do Supremo e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assumiria, se eleito, sob a condição de conduzir o País até as eleições presidenciais do ano que vem. Essa alternativa, porém, não agrada a setores do PT e de outros partidos de esquerda.

A favor de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a credibilidade política. Uma vez eleito, ele teria papel semelhante ao que teve no governo Itamar Franco (1992-1994), quando assumiu a Fazenda e deu início a uma era de estabilidade econômica. Mas a alternativa FHC dificilmente seria aceita por Lula e o PT.

Fonte: 
http://politica.estadao.com.br 

Um comentário:

Unknown disse...

"Vade retro Satana"!!! Será que vamos continuar subjugados pelo socialismo de FHC? Ou pelo GM, simpatizante da orcrim, fala sério!
Prorrogue-se a lava-jato. Vida longa ao Moro...