Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 8 de maio de 2017

VEGGIES TAMBÉM TEM COLESTEROL



Muitas pessoas comem vegetais verdes para diminuir seus níveis de colesterol, mas ao contrário da crença comum, a maioria das plantas não são livres de colesterol. Conforme relatado recentemente em Nature Plants, pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciências agora decifraram as reações bioquímicas responsáveis pela produção de colesterol das plantas. Estes achados podem tornar possível a engenharia de espécies de plantas de modo a obter compostos bioquímicos que são derivados do colesterol. A gordura do sangue tem um mau papel na doença cardíaca, mas os seres humanos não podem viver sem colesterol, e é o princípio químico para milhares de compostos - incluindo drogas e substâncias importantes para a saúde humana. O colesterol é essencial para o funcionamento adequado das células cerebrais e uma série de outras funções celulares vitais no corpo humano. Em plantas, "Os níveis de colesterol nas plantas estão em uma escala diferente daquelas em, digamos, camarão - na verdade, são centenas ou mesmo milhares de vezes menores do que nos animais - mas não são insignificantes", diz o Prof. Asaph Aharoni, do Instituto Weizmann, que trabalha no Departamento de Ciência Vegetal e Ambiental da Ciência. Manteiga, por exemplo, contém dois a cinco gramas de colesterol por quilograma, e gema de ovo - cerca de 15 gramas por quilograma. No óleo de soja, os níveis de colesterol são 29 miligramas por quilograma - relativamente alto para um produto vegetal, mas ainda milhares de vezes menor do que na manteiga; No óleo de coco, eles somam apenas 14 miligramas por quilograma.

Nenhum comentário: