Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 11 de agosto de 2020

Anjo de Hamburgo: a brasileira que salvou judeus do nazismo ao conceder vistos para o Brasil e inspira série de TV




Luiz Antônio Araujo - De Porto Alegre para a BBC News Brasil

Direito de imagemIEB/ARQSHOAH/USPImage caption
Aracy de Carvalho, homenageada por ajudar judeus na Alemanha, em foto sem data

A primeira série totalmente em inglês da Globo, em parceria com a Sony Pictures Television (SPT), ainda em fase de gravação, deve reavivar a curiosidade sobre o pouco conhecido papel de uma brasileira na concessão de vistos de entrada no país a judeus acossados pelo nazismo.

A produção, intitulada O Anjo de Hamburgo, é inspirada na vida de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), funcionária do consulado do Brasil em Hamburgo, Alemanha, de 1936 a 1942.

Vivida pela atriz Sophie Charlotte na tela, a Aracy da vida real levou existência discreta. Ao retornar da Alemanha, depois da ruptura de relações diplomáticas germano-brasileiras, em 1942, fixou residência no bairro paulistano de Perdizes. A partir de 1944, viveu em Copacabana, no Rio de Janeiro, num apartamento com vista para o Arpoador, ao lado do segundo marido, o escritor e diplomata João Guimarães Rosa (1908-1967). O casal havia se encontrado em Hamburgo, onde Rosa servira como cônsul de terceira classe por quatro anos.

O Anjo de Hamburgo é livremente baseada no livro Justa ‒ Aracy de Carvalho e o resgate de judeus: trocando a Alemanha nazista pelo Brasil (2011), de Mônica Schpun, hoje professora do Centro de Pesquisas sobre Brasil Colonial e Contemporâneo, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França.

A obra teve direitos adquiridos pela produção e consta dos créditos como fonte da série. A autora informa que tomou conhecimento da história de Aracy em 2005, enquanto preparava um seminário sobre migração internacional na EHESS.

Nenhum comentário: