Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ateísmo

Segundo Janer Cristaldo:

"O ateísmo é tão antigo quanto o pensamento humano. Desde as origens da humanidade, é uma das grandes formas de ver o mundo, um mundo onde o homem está sozinho face a si mesmo e à natureza de regras imutáveis. A história do ateísmo não é portanto a simples negação da história das crenças religiosas: é aquela de todos os homens - céticos,livres - pensadores, libertinos, deístas, agnósticos, materialistas - que tentaram dar um sentido à sua vida fora de toda fé religiosa.

"Ao contrário das religiões, o ateísmo é plural: ao longo dos séculos, tomou formas diferentes, sucessivas e simultâneas, às vezes antagonistas: o ateísmo de revolta contra a existência do mal, contra as proibições morais ou contra a limitação da liberdade humana; ateísmo especulativo nos períodos de crises de valores; ateísmo confiante de Hegel e Marx; ateísmo voluntário de Nietzsche; ateísmo pessimista e desesperado de Schopenhauer; ateísmo ambiente de nossa época onde a fronteira entre crentes e descrentes parece cada vez mais tênue".

Georges Minois, Histoire de l'atheísme, Paris, Fayard, 1998.

Nenhum comentário: