Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sugestão de leitura

Acabei de ler e não posso deixar de recomendar:

NIKOS KAZANTIZAKIS - O Cristo recrucificado - Editora Abril.

O grego é ótimo.

-=-=-=-=

Níkos Kazantzákis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Busto de Níkos Kazantzákis em Atenas
Túmulo de Kazantzákis em Iráklio, cujo epitáfio é Δεν ελπίζω τίποτα. Δεν φοβούμαι τίποτα. Είμαι ελεύθερος (Não espero nada. Não temo nada. Sou livre.)

Níkos Kazantzákis, em grego Νίκος Καζαντζάκης, (Iráklio, 8 de fevereiro de 1883Friburgo, 26 de outubro de 1957) foi um escritor, poeta e pensador grego. Comumente considerado o mais importante escritor e filósofo grego do século XX, tornou-se mundialmente conhecido depois que, em 1964, Michael Cacoyannis fez de sua novela Zorba, o Grego (Βίος και Πολιτεία του Αλέξη Ζορμπά) um filme. É também o autor grego contemporâneo mais traduzido.

Biografia

Kazantzakis nasce em Megalokastro (hoje Iráklio, Creta) em 1883. Em 1902, Kazantzakis se muda para Atenas (Grécia), onde estuda Leis na Universidade de Atenas e logo, em 1907, emigrou a Paris para estudar filosofia. Lá foi influenciado pelos ensinamentos de Henri Bergson. Ao regressar para Grécia, começa a traduzir obras de filosofia e em 1914 entra em contato com Ángelos Sikelianós. Juntos viajam durante anos pelos lugares que floresce a cultura greco-cristã, em grande medida influenciada pelo nacionalismo entusiasta de Sikelianós.

Viajou por todo o mundo, conhecendo e seguindo as doutrinas de Buda, Francisco de Assis e Lênin em períodos diversos. Autor de romances imortais que tratam de temas universais como o amor, a solidão, o pecado, a violência e a hipocrisia. Entre seus principais trabalhos com tradução para o português citamos: O Cristo Recrucificado, A Última Tentação de Cristo, Zorba, o grego, Testamento para El Greco, Os irmãos inimigos, Toda Raba e O Pobre de Deus.

Ligações externas


Nenhum comentário: