Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mensalão: STF rejeita questão de ordem que pedia o desmembramento da AP 470



PGR destacou que o assunto já havia sido decidido pelo STF e manifestou-se pelo indeferimento da questão de ordem

Na primeira sessão de julgamento da Ação Penal 470, caso conhecido como mensalão, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitaram questão de ordem suscitada pela defesa dos réus. O pedido era para que o processo fosse desmembrado, de forma que somente os réus que possuem foro por prerrogativa de função fossem julgados pela Suprema Corte. Entretanto, para nove dos onze ministros, o STF é competente para o julgamento de todos os réus.

Durante a sessão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, manifestou-se pelo não acolhimento da questão de ordem. Ele ressaltou que a questão já foi reiteradamente discutida pelo Supremo e que, em todas as ocasiões, a Corte entendeu não haver qualquer ofensa à competência do STF para julgar qualquer dos réus da AP 470. 

Com o não acolhimento da questão de ordem, a próxima etapa do julgamento, de acordo com cronograma aprovado pelo STF, será a leitura do relatório pelo ministro relator, Joaquim Barbosa. Em seguida, terá início a sustentação oral do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Como autor da ação penal, o procurador-geral da República terá 5 horas para expor seus argumentos a favor da condenação de todos os réus. 


Secretaria de Comunicação
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408

Nenhum comentário: