Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 14 de maio de 2014

DIC de Itajaí prende suspeitos de colar cartazes com imagem de Hitler

Com eles foram encontrados livros, DVDs e bandeiras com símbolos nazistas


Cartaz com imagem de Hitler foi colado em poste próximo à Igreja Matriz de ItajaíFoto: Rafaela Martins / Agencia RBS
Victor Pereira



A Polícia Civil de Itajaí, por meio da Divisão de Investigações Criminais (DIC), prendeu na manhã desta terça-feira dois suspeitos de terem colado os cartazes em homenagem a Adolf Hitler em um poste próximo à Igreja Matriz da cidade, no dia 20 de abril. Kaleb Rodrigo Frutuoso, de 28 anos, foi preso em casa no bairro São Judas, e Fabiano Antônio Schmitz, 24, foi detido em um hotel na rua Blumenau. Eles foram localizados e autuados em flagrante porque postaram imagens com apologia ao nazismo em redes sociais. Também foram apreendidos um notebook, livros e DVDs sobre o nazismo, bandeiras com a suástica e imagens de Hitler.

A polícia monitorava a dupla há quase um mês e chegou aos suspeitos por meio de denúncias e da própria investigação. Conforme o delegado titular da DIC, Celso Pereira de Andrade, eles serão enquadrados na lei 7.716/89, que fala sobre a divulgação do nazismo e de seus símbolos e prevê pena em regime fechado que varia de dois a cinco anos.

— Os dois confessaram. Eles alegam que não são nazistas, mas que gostam de guerra, gostam de história. Na realidade as informações que temos são outras e eles confessaram inclusive que foram eles que colaram os cartazes de Hitler no Centro de Itajaí — afirma o delegado.

Kaleb e Fabiano foram encaminhados terça-feira à tarde para o Complexo Penitenciário da Canhanduba. A DIC vai continuar as investigações para identificar se há mais gente envolvida na colagem dos cartazes, mas até agora não existem outros suspeitos.

Entenda o caso

Um cartaz com a imagem de Hitler e a inscrição "Heróis não morrem. Parabéns Führer" apareceu no Centro de Itajaí no dia 20 de abril. O material era assinado por uma suposta entidade chamada White Front - frente branca, em tradução livre- e homenageava o líder nazista pela passagem de seu aniversário.

Dois dias depois novas ilustrações foram vistas, desta vez com uma montagem com o líder russo Josef Stalin derrubando Hitler, em uma alusão ao resultado da Segunda Guerra Mundial em que, no fim, os russos se aliaram aos Estados Unidos e à Inglaterra para derrotar os nazistas. No dia seguinte foi a vez do personagem Chapolin Colorado, da famosa série mexicana, surgir em cartazes, fazendo menção às imagens anteriores.

Contraponto

Em entrevista à RBS TV, Kaleb Rodrigo Frutuoso admitiu que colou os cartazes com a imagem de Hitler, mas afirmou que não é nazista e que a intenção não era fazer apologia ao nazismo. Depois foi orientado pelo advogado a se manter em silêncio e não falou à reportagem do Sol Diário. Fabiano Antônio Schmitz não quis falar com a imprensa e não tinha advogado constituído até a noite desta terça-feira.

O crime, conforme a legislação brasileira

Segundo o delegado Celso Pereira de Andrade, os crimes praticados pelos suspeitos se enquadram no parágrafo 1º do artigo 20 da lei 7.716/89, que trata de preconceito de raça ou cor:

Artigo 20 — Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional

Parágrafo 1º — Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo
O SOL DIÁRIO

    Nenhum comentário: