Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 7 de maio de 2014

São José de Anchieta, um dos mais novos "santos do pau oco" da Igreja Católica, foi auxiliar de carrasco?


Execução de Jacques Le Balleur

Após a expulsão dos franceses da Guanabara, Anchieta e Manuel da Nóbrega teriam instigado o Governador-Geral Mem de Sá a prender em 1559 um refugiado huguenote, o ferreiro Jacques Le Balleur,13 e a condená-lo à morte por professar "heresias protestantes". Em 1559, Jacques Le Balleur foi preso,e enviado para Salvador, na Bahia, para ser julgado e executado. Em abril de 1567 foi queimado, sendo auxiliar do carrasco, José de Anchieta, consternando os católicos.

O padre jesuíta Hélio Abranches Viotti argumenta que teria havido uma inexplicável confusão entre os nomes do ferreiro genebrino Jacques Le Balleur e do ex-dominicano francês Jean de Cointac.16 Investigações históricas, baseadas em documentos da época (correspondência de Anchieta e manuscritos de Goa) revelam queJean de Cointac não morreu no Brasil; na verdade foi conduzido a Salvador, na capitania da Bahia, e daí mandado a Portugal, onde teve o seu primeiro processo concluído em 1569. Em um segundo processo no Estado Português da Índia, em 1572, foi finalmente condenado pelo tribunal da Inquisição de Goa.17 Pe.Viotti explica que a divergência de datas, quando Jacques Le Balleur foi morto no Rio de Janeiro18 e Jean de Cointac estava no cárcere na Bahia, deveu-se à confusão nos nomes, que passou para a história pelos erros literários de Álvaro Rei
s.

Fonte: WIKIPEDIA

Nenhum comentário: