Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 8 de maio de 2014

Energéticos e isotônicos promovem maus hábitos entre os jovens, aponta pesquisa


Estudo relaciona a ingestão de bebidas com tabagismo, consumo de refrigerantes e mais horas jogando videogame
07/05/2014 | 16h04
Estudo buscou compreender os padrões de comportamento de saúde relacionados ao consumo de isotônicos e energéticos pelos jovensFoto: Sxc / Divulgação


O consumo semanal de isotônicos e energéticos entre os adolescentes está associada a uma maior ingestão de bebidas açucaradas, tabagismo e mais horas jogando videogame, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Minnesota.

A pesquisa foi realizada com 2.793 estudantes dos ensinos fundamental e médio de 20 escolas públicas de Minnesota, nos Estados Unidos. Embora os dados tenham mostrado uma queda no consumo de refrigerantes e sucos de frutas adoçados, a ingestão de dos isotônicos e energéticos triplicou entre os adolescentes nos últimos anos.

O estudo buscou compreender os padrões de comportamento de saúde relacionados ao consumo de isotônicos e energéticos pelos jovens. Os pesquisadores pediram que os adolescentes relatassem o número de vezes que bebiam isotônicos e energéticos e tinham certos tipos de comportamento durante a semana.

Cerca de 38% dos adolescentes consumiam isotônicos pelo menos uma vez por semana, e 15% bebiam energéticos na mesma proporção. Em média, ambos os grupos jogavam quatro horas a mais de videogame e uma a mais de televisão do que aqueles que relataram o consumo com menos frequência.

O estudo mostrou também que 20% dos consumidores frequentes desse tipo de bebida disseram já ter fumado, contra apenas 8% dos grupo de menor ingestão.

O lado positivo daqueles que bebiam isotônicos e energéticos ao menos uma vez por semana é que eles realizavam mais atividade física do que os demais.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que os isotônicos sejam consumidos por adolescentes somente após exercícios físicos mais intensos. A entidade desaconselha a ingestão de energéticos, argumentando que a bebida não oferece nenhum benefício e aumenta os riscos para a superestimulação do sistema nervoso.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/

Nenhum comentário: