Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Stephen Hawking: subestimar a inteligência artificial poderá ser o maior erro da humanidade





Foto: Vesti.Ru


O célebre físico britânico Stephen Hawking afirma que subestimar a ameaça representada pela inteligência artificial é um erro que poderá se tornar o maior na história da Humanidade.

"Todas as nossas realizações empalidecem perante o que nos espera nas próximas décadas. O êxito de criação da inteligência artificial será o acontecimento mais importante na história da Humanidade. Infelizmente, poderá ser também o último, se não aprendermos a evitar riscos", escreve o jornal britânico The Independent, citando Hawking.

Em seu artigo, concebido em co-autoria com professores norte-americanos, Hawking refere que no futuro pode ser que ninguém e nada sejam capazes de impedir as máquinas dotadas de uma inteligência sobre-humana de continuarem a se autoaperfeiçoar. Se o efeito a curto prazo da inteligência artificial depende de quem a controla, o efeito a longo prazo já implica uma questão sobre a sua governabilidade em geral.

É difícil dizer quais poderiam ser as consequências da inteligência artificial para a Humanidade. Hawking acredita que são muito escassas as pesquisas sérias sobre estas questões.

De acordo com ele, cada um de nós deve se perguntar o que podemos fazer agora para evitar um pior cenário no futuro.

Nenhum comentário: