Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

China apresenta queixa contra os EUA na OMC

Por Assis Moreira | Valor

GENEBRA - A China e os Estados Unidos aumentam seus atritos comerciais, com novas disputas diante da Organização Mundial de Comércio (OMC) antecedendo a eleição presidencial americana e num cenário de deterioração da economia mundial.

Pequim apresentou hoje na OMC uma queixa formal contra os EUA por causa da aplicação de sobretaxas antissubsídios e antidumping que atingem vários produtos chineses no mercado americano.

Entre os produtos citados pela China, são afetadas suas exportações de siderúrgicos, papel, pneus, químicos, equipamentos de cozinha, pisos de madeira e produtos eólicos.

Por sua parte, Washington já avisou que vai lançar uma disputa na OMC contra subsídios que a China daria a carros e autopeças exportadas.

O governo americano alega que essa prática está colocando produtores americanos em desvantagem e forçando-os a transferir sua produção para o exterior.

A Casa Branca endurece o tom contra a China, quando o presidente Barack Obama e seu concorrente, o candidato republicano Mitt Romney, trocam acusações de serem suaves demais na relação com a segunda maior economia do mundo.

As novas disputas ilustram também a briga por fatias de mercado, quando a demanda global continua caindo e as empresas têm capacidade em excesso.



© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/internaciona

Nenhum comentário: