Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ratones em resistência tributária

Ratonense e adventícios: NÃO PAGUEM IMPOSTO ENQUANTO NÃO RECEBERMOS UMA NOVA ESCOLA.
Educação é fundamental e parece que os sucessivos governos municipais, de diversos partidos, não entendem senão a linguagem do confronto.
A comunidade se mobiliza, valendo-se dos meios ortodoxos, mas de nada adianta. Nãso sai a escola de que necessitam nossas crianças e jovens.
A matéria abaixo, colhida do blog da AMORA, demonstra que as postulações se repetem, mas a administração municipal não mostra receptividade. 
Então, quem sabe eles atentarão mais para as necessidades do distrito, se deixarmos de pagar IPTU, coletivamente?
Chega de enrolação de Secretário da Educação (Rodolfo Pinto da Luz) e de outros gestores públicos, os quais nos tomam por bobos e incapazes de qualquer mobilização. 
Passemos à desobediência civil, para ver se aprendem a nos respeitar!!!
Pagar tributos é exercer a solidariedade social (CF, art. 3º), mas se não recebemos os benefícios sociais aos quais fazemos jus, por que continuar pagando tributo?

-=-=-=-




Cadê a nova escola prometida a mais 10 anos.

Sai governo, entra governo a promessa é renovada. Todos os últimos prefeitos prometeram em suas campanhas a construção de uma nova escola em Ratones, Cade? 
A comunidade de Ratones está cansada de negociar e dialogar com o poder público buscando a construção de uma nova escola.  Para comprar um terreno demoraram 7 anos. Agora já se vão quase dois anos e nem projeto para construção da nova escola a prefeitura tem. O projeto, se Deus ajudar, só daqui a 6 meses e segundo a prefeitura teremos que esperar mais dois anos para ter uma escola nova, enquanto a que temos está caindo aos pedaços, com sérios riscos de provocar uma fatalidade.  Quando acontecer, queira os céus que não aconteça, eles vão fazer as obras emergenciais. Exigimos que os reparos para garantir um minimo de dignidade e segurança aos educados e profissionais que frequentam todos os dias a escola seja garantido e que sejam acelerados os projetos e a licitação para que este ano ainda a nova escola saia do papel. Já passou muito da hora de termos uma escola digna em Ratones. Veja abaixo a reportagem do Jornal Hora de ontem - 10 de abril, a qual mostra somente um pedaço do problema que a escola enfrenta a muitos anos.

Condições precárias colocam professores e alunos em situação de risco em escola do Norte da Ilha

Estrutura ruim é denunciada em blog da Escola Básica Municipal Mâncio Costa, em Ratones

Sâmia Frantz | samia.frantz@horasc.com.br
Não são só as boas notícias que ocupam as páginas do blog da Escola Básica Municipal Mâncio Costa, criada pelos professores para estreitar a relação com a comunidade de Ratones, na Capital. Uma outra questão, inevitável, também é comum por lá: as más condições do prédio.

A situação não tem sido fácil. Chove para dentro da maioria das salas de aula. Os fios elétricos não têm proteção e estão à vista por toda a escola, nas mesmas paredes onde a infiltração toma conta. A pintura das paredes está descascada. E o refeitório não possui vigas suficientes de sustentação da lage.

— Como você vai ter prazer em estudar assim, desse jeito? - lamenta o diretor Gilberto Borges.

Prédio improvisadoFundada em 1942, a escola tem hoje cerca de 450 alunos. Mas, por falta de sala de aula, cerca de 70 estudantes estão em um prédio emprestado, a cerca de três quilômetros. Existe demanda para 800 crianças, que ficam de fora.

— Cinco minutos de chuva já são suficientes para interromper a aula e alagar parte da escola — lamenta o auxiliar Raildo Machado.

Querem retorno Dos três ofícios encaminhados em um ano à Secretaria de Educação, comunicando o problema, apenas o último obteve retorno, em fevereiro, dizendo que os problemas seriam avaliados. Na época, já se pedia reforma no telhado e se comunicava sobre vazamentos e infiltrações.

Um mês depois do recebimento do ofício, no fim de março, um engenheiro esteve na escola para fazer uma inspeção do local. Mas até hoje, a direção da escola sequer ter recebeu o parecer ou um laudo.

Reforma emergencial à vistaO diretor de infraestrutura da secretaria de Educação, Maurício Amorim, explica que a intenção é construir um novo prédio para a escola, desativando o antigo. Até lá, o problema das más condições da estrutura deve ser resolvido com uma reforma emergencial - a iniciar no fim do primeiro semestre deste ano.

— Engenheiros têm feito vistorias no local e não há risco nenhum aos alunos — diz Maurício.

O terreno de 7,6 mil metros quadrados no bairro foi comprado no fim de 2011, por R$ 350 mil, e a empresa que fará o projeto da nova escola já assinou contrato. A perspectiva é que a obra seja concluída em até dois anos. O novo espaço terá 12 salas de aula.

Refeitório notificado por conselho escolar No ano passado, a escola chegou a ser notificada pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Florianópolis por falta de condições no refeitório, um dos principais problemas na unidade. Segundo o Gilberto Borges, a escola fica de mãos amarradas, sem ter o que fazer:

— É claro que o conselho iria encontrar problema. O teto está cheio de infiltração e umidade, que pode cair na comida dos alunos.

Nenhum comentário: