Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 23 de setembro de 2012


Atentado suicida em igreja cristã deixa três mortos e 46 feridos na Nigéria
Motorista detonou carro cheio de explosivos em frente a uma igreja católica na cidade de Bauchi, região norte do país; terrorista também morreu no local


iG São Paulo 


Três pessoas morreram e pelo menos 46 pessoas ficaram feridas neste domingo após um atentado suicida realizado durante uma missa na Igreja Católica de Bauchi, no norte da Nigéria. O terrorista, contado como a terceira vítima fatal, morreu quando detonou seu carro carregado de explosivos na entrada da igreja Saint John. As informações são da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Nigéria (NEMA).


O porta-voz da polícia de Bauchi, Hassan Auyo, informou aos jornalistas sobre as três vítimas mortais, entre elas o autor do ataque, e que os feridos foram transferidos pelos serviços de emergência aos hospitais da região. Ele disse ainda que as autoridades avaliam dados e situação das vítimas.

Nenhum grupo se responsabilizou ainda da explosão, embora toda a região norte da Nigéria seja palco frequente de ataques da seita islamita Boko Haram, que já atentou em numerosas ocasiões contra comunidades cristãs.

Seita

O Boko Haram, cujo nome significa em língua local "a educação não islâmica é pecado", defende e busca impor a lei islâmica no país africano, de maioria muçulmana no norte e preponderância cristã no sul.


O atentado acontece apenas dois dias depois de a Força de Ação Conjunta (JTF) do Exercito da Nigéria ter anunciado a morte de dois líderes da seita radical em Maiduguri, bastião da organização no estado de Borno.

Desde 2009, quando a polícia nigeriana matou o líder do Boko Haram, Mohammed Yousef, os radicais realizam uma sangrenta campanha que já custou mais de 1,4 mil vidas, segundo os dados da organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch.

Com 170 milhões de habitantes integrados em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, o país mais povoado da África, sofre múltiplas tensões por suas profundas diferenças políticas, religiosas e territoriais.

*com EFE

Um comentário:

Unknown disse...

Thanks for sharing information on Izidoro Azevedo dos Santos (Herbert), i have visited your blog great post............

Igreja Crista Brasileira na Australia