Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dia sem cartões de crédito, em Portugal


Restaurantes esperam adesão elevada ao Dia sem Cartões

24.09.2012 - 12:03 Por Ana Rute Silva



Vendas da restauração estão a cair desde 2008 (Carlos Manuel Martins/Arquivo)

O Movimento Nacional de Empresários da Restauração espera uma “adesão elevada” ao Dia sem Cartões, marcado para terça-feira, em protesto contra as comissões cobradas pelo uso de cartões de débito e de crédito.

Por cada operação de pagamento electrónico os empresários pagam uma taxa negociada com os bancos e empresas que fornecem o serviço. José Pereira, coordenador do movimento, afirma que a intenção é fazer com que a Unicre “perceba que o que se paga de comissões é um exagero”. 

Na terça-feira os restaurantes que aderirem à iniciativa não vão aceitar pagamentos com cartão e deverão afixar cartazes em que explicam aos clientes o motivo do protesto.

“Somos o segundo país da Europa que mais comissões paga... A Unicre, por ano, só na restauração, cobra entre 85 a 90 milhões de euros. Só de IVA e comissões de TPA [terminais de pagamento automático] pagamos 25% da facturação do restaurante. Por estas e outras situações escandalosas é que não temos futuro. O sector da restauração está unido nesta luta”, lê-se nos panfletos que serão colocados nos restaurantes aderentes.

“Se numa mesa estiverem quatro clientes, o primeiro paga o IVA e as comissões. O segundo, os custos com as matérias-primas – que representam entre 20 a 30% do total – o terceiro as despesas com o pessoal e o quarto tudo o resto”, descreve José Pereira, criticando o “peso excessivo” na factura das comissões dos cartões bancários.

As vendas da restauração estão a cair de 2008 e com o aumento do IVA de 13% para 23%, ocorrido em Janeiro, o sector tem vindo a perder empresas. 

Para mostrar descontentamento ao Governo, o movimento também agendou uma concentração na Assembleia da República para o primeiro dia de discussão o Orçamento do Estado para 2013, que será entregue a 15 de Outubro. “Apelamos ao encerramento dos restaurantes nesse dia”, revela José Pereira.

Fonte:  PUBLICO (Pt)

Nenhum comentário: