Le Pen quer a retirada do espaço público
também dos símbolos religiosos judaícos
Marine Le Pen (foto), líder da Frente Nacional, partido francês de extrema-direita, está propondo a proibição do uso em espaços públicos, incluindo as ruas, do véu muçulmano e do quipá judaico.
O governo francês já proibiu em 2011 o uso em espaço público de vestimentas religiosas que escondem o rosto, como a burca e o niqab. O véu muçulmano só cobre a cabeça.
O quipá (que também é classificado com substantivo feminino) é um pequeno chapéu usado por judeus ortodoxo como símbolo do temor a Deus e da superioridade divina. Somente os homens têm autorização para usá-lo.
Quipá é o símbolo
do temor a Deus
É a primeira vez que uma liderança política propõe a proibição do quipá. Em entrevista ao “Le Monde”, Le Pen, que é a terceira colocada nas pesquisas de intenção de votos das eleições presidenciais, disse ser “evidente que, se o véu for suprimido, o quipá também deve ser retirado dos espaços públicos", incluindo as lojas.
Representantes da comunidade muçulmana e da judaica protestaram contra a proposta de Le Pen. Eles temem que a ideia seja adotada por outros países europeus.
Com informação das agências.
Leia mais em http://www.paulopes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário