Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Líder francesa quer vetar véu muçulmano e quipá judaico


Le Pen quer a retirada do espaço público
também dos símbolos religiosos judaícos

Marine Le Pen (foto), líder da Frente Nacional, partido francês de extrema-direita, está propondo a proibição do uso em espaços públicos, incluindo as ruas, do véu muçulmano e do quipá judaico. 

O governo francês já proibiu em 2011 o uso em espaço público de vestimentas religiosas que escondem o rosto, como a burca e o niqab. O véu muçulmano só cobre a cabeça.

O quipá (que também é classificado com substantivo feminino) é um pequeno chapéu usado por judeus ortodoxo como símbolo do temor a Deus e da superioridade divina. Somente os homens têm autorização para usá-lo. 


Quipá é o símbolo
do temor a Deus

É a primeira vez que uma liderança política propõe a proibição do quipá. Em entrevista ao “Le Monde”, Le Pen, que é a terceira colocada nas pesquisas de intenção de votos das eleições presidenciais, disse ser “evidente que, se o véu for suprimido, o quipá também deve ser retirado dos espaços públicos", incluindo as lojas. 

Representantes da comunidade muçulmana e da judaica protestaram contra a proposta de Le Pen. Eles temem que a ideia seja adotada por outros países europeus. 

Com informação das agências.


Nenhum comentário: