Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 23 de setembro de 2012

Sinagoga de Trancoso, em Portugal, é inaugurada



Nova casa de orações recebe mezuzah



Por Sheila Sacks


Perseguidos e expulsos de Portugal pela Inquisição, em 1536, os judeus e seus descendentes têm encontrado um ambiente propício ao retorno às suas origens nesse alvorecer do século 21. 

Na cidade de Trancoso, região centro-norte de Portugal, o mês de junho foi marcado por uma cerimônia especial, há muito aguardada pela comunidade judaica lusa: a colocação de uma mezuzah ( pequena caixa com uma oração em hebraico) no umbral de entrada da recém construída sinagoga Beit Mayim Hayim (Casa das Águas Vivas), que integrada ao Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso se constituirá em um local de acolhimento e estudo para aqueles que procuram conhecer as suas raízes judaicas e também para muitos que se propõem a se aprofundar na história e cultura hebraica.


A colocação da mezuzah - um dos mais importantes símbolos da fé judaica - foi realizada em clima de festa, no domingo, 3 de junho, com a participação de vários convidados, vereadores de Trancoso, Bnei Hanusim (descendentes de cristãos-novos) e visitantes de Israel, Chile, Argentina, Gilbratar e Estados Unidos. O responsável pela construção da sinagoga, Jorge Grilo, foi o primeiro a colocar a mezuzah, ato compartilhado depois por todos os presentes em um ambiente de emoção.


Presente ao acontecimento, o diretor e fundador do programa internacional de educação judaica “Kivunin” (Direções), o norte-americano Peter Geffen, acompanhado de vários jovens destacou a importância daquele momento: “Esta é uma homenagem aqueles que sofreram, foram perseguidos, torturados, mortos pela Inquisição, os de Trancoso, os de Portugal e de todo o mundo, uma demonstração de fé e de esperança e de que a memória da Comunidade Judaica de Trancoso, especificamente, e dos judeus portugueses e da sua herança cultural, social e religiosa não pereceu apesar das perseguições e privações.”


Para completar os festejos, foram realizadas palestras a cargo dos rabinos Dov Lerea (Kivunin) e Elisha Salas, do Shavei Israel de Portugal. O primeiro falou sobre o rabino Salomon Alami, português (séculos 14 e 15), conhecido por seu tratado de ética “Iggeret Musar” (Por que as catástrofes vêm), que ele dirigiu na forma de uma carta, a um de seus discípulos, em 1415. Por sua vez, o rabino Salas enalteceu a importância social e cultural da instalação do novo centro de estudos, principalmente para os Bnei Anussim que querem estudar a Torah (Pentateuco).


O evento contou com a divulgação de José Levy Domingos, de Trancoso.
Em 20 de junho de 2012


Fonte: COISAS JUDAICAS

Nenhum comentário: