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sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Empresa indiana explora carro movido a ar comprimido



Os testes atuais se baseiam em ''completar os processos técnicos necessários para industrializar um produto pronto para o mercado nos próximos anos''

Diego Agúndez, da 
Wikimedia Commons
Veículo de ar comprimido da Tata Motors
Veículo de ar comprimido da Tata Motors: A empresa indiana idealizou os testes no final de 2011
Nova Délhi - Após tentar a sorte com ''o carro mais barato do mundo'', a companhia indiana Tata Motors está desenvolvendo um protótipo de veículo alimentado por ar comprimido com a intenção de comercializá-lo no país.
''A tecnologia é muito nova e provavelmente levará alguns anos para termos um resultado. Mas, por enquanto, não temos nenhum plano oficial de lançamento'', afirmou à Agência Efe o assessor de imprensa da Tata Motors, Arthur Serrao.
Os testes atuais, segundo a própria Tata Motors, se baseiam em ''completar os processos técnicos necessários para industrializar um produto pronto para o mercado nos próximos anos'', a partir de uma licença da companhia MDI de Luxemburgo.
A empresa indiana idealizou os testes no final de 2011 e deu a notícia da existência dos mesmos no último mês de maio, quando revelou que o motor tinha sido testado com sucesso em dois veículos e garantiu que o seu desenvolvimento entrava em uma nova fase com a MDI.
A companhia luxemburguesa ficou conhecida pelo desenvolvimento de motores de ar comprimido como o que alimenta o ''AirPod'', um pequeno veículo com chamativas janelas redondas que atinge velocidades de até 70 km/h e tem um custo de 50 centavos de euro (R$ 1,33) por cada 100 quilômetros rodados.
''Com seu pequeno tamanho, preço baixo, poluição zero, seu design divertido e futurista, o AirPod é um ponto de inflexão no design de veículos urbanos e renova o conceito de veículo e de transporte. Ele pode ser conduzido com apenas um comando'', detalhou a companhia.
Com a referência do ''AirPod'', diferentes veículos da imprensa indiana vem especulando há meses sobre as possíveis características do modelo da Tata Motors, embora a companhia negue qualquer similaridade com o produto da MDI.
''A Tata Motors, obviamente, não é a responsável pelo famoso ''AirPod''. O que faremos será combinar a tecnologia da MDI com os nossos próprios veículos. O resultado pode demorar meses, até anos'', explicou Serrao.

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