Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O POVO PORTUGUÊS " ESTÁ EM LUTA"



Quinze  mil protestam no Palácio Belém durante o Conselho de Estado

CRISTINA MARQUES, GINA PEREIRA, NUNO CERQUEIRA, NUNO MIGUEL ROPIO, SALOMÉ FILIPE E SÉRGIO ALMEIDA


(Em atualização) Cerca de dez mil pessoas estão em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde decorre a reunião de Conselho de Estado convocada por Cavaco Silva. Na sala da reunião ouvem-se os gritos de protesto e o rebentamento de petardos. Um forte cordão policial rodeia, neste momomento, todo o palácio.

foto STEVEN GOVERNO / GLOBAL IMAGENS
Participantes em vigília junto ao Palácio de Belém


A PSP está a ser obrigada a reforçar os meios no local e, em 20 minutos, chegaram quatro contigentes do corpo de intervenção.

Cavaco escuta "o povo está em luta", que é a frase que mais se houve no jardim Afonso de Albuquerque, em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, mas o momento alto aconteceu quando cerca de dez mil pessoas cantaram, em uníssono, o tema "Acordai", de Fernando Lopes-Graça, enquanto se distribuiam flores brancas.

A concentração estava prevista para as 17.30 horas, mas os participantes começaram a chegar ao lugar antes da hora marcada.

A chamar a atenção dos cidadãos está um grupo de cinco fuzileiros que participam no protesto fardados.

Cerca de 50 polícias estão espalhados ao longo de várias centenas de metros junto às grades que foram colocadas pela PSP entre a praça Afonso de Albuquerque e a rua de Belém, via que está cortada ao trânsito, exceto para transportes públicos e de turismo.

Entre os manifestantes, o deputado comunista Manuel Tiago declarou que "não se trata de uma concentração contra a Taxa Social Única (TSU), mas sim contra a troika e o Governo. Ainda não ouvi falar da TSU aqui".

Junto ao Palácio de Belém estão mais polícias com equipamento antimotim, existindo ainda numa das ruas laterais do palácio elementos do Grupo Operacional Cinotécnico da PSP.

Não está prevista qualquer declaração do presidente da República no final da reunião.

Enquanto isso, no Porto, cerca de 200 pessoas concentram-se na Avenida dos Aliados ao final da tarde desta sexta-feira.

Além de repetentes da manifestação de 15 de setembro, muitos curiosos e turistas acorreram ao local, onde também está instalado um grande aparato mediático.

"Deste protesto espero que saiam novas estratégias de luta. Isto não vai lá com discursos. É preciso endurecer as formas de ação", defendeu Madalena Morais, uma das manifestantes presentes no Porto.

foto NUNO CERQUEIRA/JN
Manifestação em Braga


Mais a norte, em Braga, ainda são poucos os que se juntam na Avenida Central. No coreto, epicentro do protesto bracarense, está um mural onde as pessoas vão escrevendo o descontentamento com as medidas de austeridade.

"Passos privatiza a tua mãe" ou "devolvam a nossa liberdade" são algumas das frases deixadas por anónimos, essencialmente jovens, que visam essencialmente Passos Coelho e Vítor Gaspar.

Outros, de forma original, trazem bicicletas com mensagens.

Ao mesmo tempo, o movimento de Braga convoca para sábado, também na Avenida Central, uma manifestação para as 15 horas.

foto CRISTINA MARQUES/JN
Concentração mais tímida em Viseu


Já em Viseu, cerca de quatro dezenas de pessoas participam na vigília que está a decorrer no Rossio.

A iniciativa está com parca adesão na cidade de Viseu, "porque não houve o mesmo tempo de preparação como para a manifestação do último sábado", alegou António Gil, membro da organização.

Em dia de feriado municipal, Cláudia Saraiva não quis deixar de sair à rua, para demonstrar o seu descontentamento, fazendo acompanhar-se pelos seus dois filhos menores, para que "desde pequenos aprendam que é preciso lutar contra as injustiças".

Opinião partilhada por Maria José, que sublinhou que é preciso terminar com o conformismo. "Numa cidade conhecida por Cavaquistão, qualquer coisa que se consiga é uma vitória", alegou.

Em Aveiro, cerca de 120 pessoas estão concentradas na Praça da República.

A iniciativa foi marcada pelo movimento "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas", após as manifestações que reuniram, no dia 15, centenas de milhares de pessoas em diversas cidades do país.

Além da vigília junto ao Palácio de Belém durante a reunião do Conselho de Estado, estão marcadas concentrações para outras 15 cidades portugueses, assim como em Londres, Inglaterra.

"Não queremos apenas mudanças de nomes, queremos mudanças de facto. A 21 de setembro iremos concentrar-nos junto ao Palácio de Belém para demonstrar que 15 de setembro não foi uma mera catarse coletiva, mas um desejo extraordinário de mudança de rumo", lê-se na convocatória colocada no Facebook.

Fonte: JORNAL DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário: